Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

O ministro moldavo dos Negócios Estrangeiros acusou a Rússia de violar o espaço aéreo da Moldávia com os mísseis que lançou esta segunda-feira sobre a Ucrânia.

“Três mísseis de cruzeiro lançados na manhã de hoje [segunda-feira] por navios russos no Mar Negro, com destino a Ucrânia, cruzaram o espaço aéreo da Moldávia”, afirmou Nico Popescu na rede social Twitter, acrescentando que já convocou o embaixador russo na Moldávia.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros descreveu, através da rede social Telegram, como “absolutamente inaceitável” esta violação do espaço aéreo da Moldávia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Popescu especificou que as violações do espaço aéreo nacional ocorreram entre 08h33 e 09h02, hora local (06h33 e 07h02 em Lisboa, respetivamente) e que os mísseis se dirigiam para a Ucrânia.

Os mísseis representaram um perigo para a infraestrutura da República da Moldávia e, em particular, para as aeronaves civis que voam no espaço aéreo do país”, referiu o Ministério da Defesa num comunicado publicado no seu portal oficial.

O ministério da Defesa moldavo, juntamente com outras estruturas governamentais do país, “acompanha de perto a situação na região e condena veementemente os ataques do Exército russo às cidades ucranianas”.

Várias localidades ucranianas — incluindo Kiev e ainda as regiões de Khmelnytskiy, Lviv, Dnipro, Vinnitsia, Zaporijia, Sumi, Kharkiv e Jytomyr — foram bombardeadas esta segunda-feira pelas forças russas, segundo as informações fornecidas pelas autoridades da Ucrânia.