Os habitantes de alguns países da Europa, Ásia e África puderam assistir ao vivo ao último eclipse parcial do Sol de 2022. O eclipse não foi visível a partir de Portugal, mas os internautas puderam acompanhá-lo através de vídeos em direto online.

O Observatório Real de Greenwich esteve em direto enquanto durou o eclipse parcial do Sol no Reino Unido. Pode revê-lo aqui.

O eclipse teve início por volta das 10 horas de Lisboa, na Islândia, terminou cerca de duas horas depois no Reino Unido, continuando até por volta das 14 horas na Península Arábica. A passagem da Lua entre o Sol e a Terra criando uma sombra na nossa estrela foi visível em quase toda a Europa, com exceção de grande parte da Península Ibérica — só terá sido visível a nordeste.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O fenómeno pode ainda ser observador na Ásia, da metade mais ocidental da Rússia à Índia, mas também do nordeste de África, da Tunísia ao corno de África, e ainda na Península Arábica. O mapa das áreas onde foi visível foram disponibilizadas pelo site Space.com.

Vídeo em direto enquanto o eclipse parcial do Sol durar e terminar no Médio Oriente.

O eclipse solar de terça-feira é o último de 2022 e é parcial porque apenas uma parte do Sol é ocultada pela Lua, cortando uma fração da luz. Regra geral, ocorrem dois eclipses solares por ano.

Para que um eclipse solar possa ser observado em segurança não se deve olhar diretamente para o Sol, mas olhar, por exemplo, na falta de filtros solares, para a sua imagem projetada num cartão, por meio de um orifício, ou na sombra das árvores.

Correção: Ao contrário do que tinha sido inicialmente noticiado pela Agência Lusa, o eclipse parcial do Sol não foi visível em Portugal. A hora indicada inicialmente também estava incorreta.
Atualizado às 12:30