Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

O exército da Ucrânia anunciou esta segunda-feira ter expulsado as forças russas de quatro aldeias no norte do país, onde uma contraofensiva já lhe permitiu recuperar milhares de quilómetros quadrados de território em setembro.

“Graças às operações bem-sucedidas, as nossas tropas expulsaram o inimigo das localidades de Karmazynivka, Myasojarivka e Nevske, na região de Lugansk, e de Novosadove, na região de Donetsk”, localidades situadas perto umas das outras, indicou na rede social Facebook o Estado-Maior ucraniano.

Também esta segunda-feira, as forças armadas da Ucrânia reivindicaram a reconquista de mais dez localidades em Kherson (leste), uma das quatro regiões anexadas pela Rússia no final de setembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Ministério da Defesa ucraniano disse que as novas reconquistas ocorreram durante o fim de semana, numa mensagem divulgada na rede social Telegram citada pela agência espanhola Europa Press.

Segundo o ministério, já foram libertadas 90 localidades que estavam sob controlo russo, abrangendo “mais de 12.000 pessoas que vivem” nessas áreas.

As autoridades também indicaram que “medidas de estabilização complexas” foram postas em prática nas localidades reconquistadas aos russos.

A Rússia proclamou, em 30 de setembro, a anexação das regiões ucranianas de Kherson, Zaporijia, Donetsk e Lugansk, que correspondem a 18 por cento da área da Ucrânia.