O julgamento do processo Football Leaks chegou esta segunda-feira à quarta sessão e, depois de explicar os acessos às contas da Federação Portuguesa de Futebol e da sociedade de advogados PLMJ, por exemplo, Rui Pinto explica agora como e qual a razão pela qual acedeu às contas de e-mail da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Primeiro, o principal alvo de Rui Pinto era o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), onde conseguiu entrar através da caixa de correio de Amadeu Guerra, diretor deste departamento. A ideia, explicou o alegado pirata informático, era “saber quem era a fonte do DCIAP” que terá passado informações à revista Sábado, depois da publicação de um artigo que revelava a identidade de Rui Pinto. “Infelizmente, nunca consegui chegar lá”, reconheceu.

Rui Pinto. O rapaz do “cabelito espetado” que já entrava nos computadores da escola antes de ser o “John” do Football Leaks

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda em relação à PGR, Rui Pinto explicou que existia aqui “uma falha de segurança”, já que conseguiu, de forma simples, ter acesso a todas as passwords dos diversos departamentos. “Toda a gente que estivesse conectado à rede interna da PGR, tinha a disponibilidade de conhecer essas passwords, já que existia uma nota na lista de contactos interna do correio eletrónico com todas as passwords. Ou seja, Rui Pinto conseguiu entrar na rede da PGR através do correio eletrónico de Amadeu Guerra e, a partir daí, diz não ter precisado de recorrer a técnicas de phishing para continuar a entrar nas vários contas, já que as passwords eram partilhadas internamente.

Rui Pinto aproveitou para criticar a forma como o DCIAP conduziu as investigações relacionadas com este caso, dizendo que o “a prioridade de Amadeu Guerra era apanhar o hacker do futebol e todos os processos de investigação do fenómeno desportivo passaram para segundo plano”.

Partilha de informação com as autoridades francesas

Em 2018, Rui Pinto terá partilhado informação que conseguiu recolher a propósito do Football Leaks com as autoridades francesas, que avançaram com a proposta de integrar Rui Pinto num programa especial de proteção de testemunhas. “Na altura, explicaram tudo ao pormenor e combinei que ia resolver a minha vida em Budapeste e decidi agendar uma data para ir para território francês“, explicou. No entanto, Rui Pinto foi detido antes de deixar Budapeste.

Os procuradores do Ministério Público francês gostaram muito da informação preliminar que entreguei e pediram mais informação”, acrescentou.

E aqui Rui Pinto fez uma comparação entre as autoridades francesas e as portuguesas. “As autoridades de outros países mostraram sempre mais interesse na informação”, disse Rui Pinto, acrescentando que “as autoridades portuguesas pensaram que tinham tudo controlado”. “Mal eles (autoridades portuguesas) sabiam que vinha logo a seguir o Luanda Leaks. Aí houve uma abertura do Ministério Público para arranjar uma plataforma de entendimento.”

Rui Pinto nega ser criador do blogue ‘Mercado de Benfica’. Divulgar e-mails do clube foi “lamentável”

Ainda durante a sessão, e em resposta à procuradora do Ministério Público, Rui Pinto explicou que, no início — na altura da detenção –, estava disposto a colaborar com as autoridades portuguesas. No entanto, mudou de ideias poucos dias depois da publicação da informação dos ficheiros do Luanda Leaks. “No dia em que vim para Portugal, estive na Polícia Judiciária e expliquei, precisamente, que tinha todo o interesse em colaborar com as autoridades portuguesas.”

O Ministério Público apenas queria a minha autoincriminação. Queriam que eu abrisse os dispositivos para ser utilizado contra mim, nada para ser utilizado como prova”, justificou Rui Pinto.

A detenção: “A primeira pergunta que me fez (o agente) foi se eu tinha alguma faca”

Quase a terminar a sessão da manhã desta segunda-feira, Rui Pinto descreveu também os momentos que antecederam a sua detenção pela polícia húngara, que aconteceram um dia antes de ir para França, ao abrigo de um programa de proteção de testemunhas, já que ia colaborar com as autoridades francesas. O alegado pirata informático contou que estava a chegar a casa, depois de ter ido às compras com o pai, quando cerca de dez agentes chegaram à sua porta. Foi algemado nesse momento. “A primeira pergunta que me fez (o agente) foi se eu tinha alguma faca”, explicou, acrescentando que “pegaram nas chaves de casa e um dos agentes esteve a experimentar a chave do correio em todas as caixas para ver qual era o apartamento”.

Já dentro do apartamento, Rui Pinto diz ter pedido várias vezes a presença do seu advogado, mas este pedido foi sempre negado. “E ameaçaram que me partiam a casa”, contou. Esta ameaça, aliás, terá sido feita para que Rui Pinto indicasse onde estavam os dispositivos procurados pelas autoridades.

Também não houve tradutor. Estava ali um ambiente de coação e, no final, lá tive de assinar documentos (autos) que não percebia”.

A negação da criação do blogue “Mercado de Benfica”, a tentativa de extorsão à Doyen e os acessos à PLMJ

Esta é a quarta sessão em que Rui Pinto se senta em tribunal para responder às questões do coletivo de juízes. Nas últimas três semanas, o alegado pirata informático tem analisado e explicado praticamente todos os pontos da acusação feita pelo Ministério Público. Na primeira sessão, que aconteceu há três semanas, Rui Pinto revelou que estava a trabalhar com os serviços secretos da Ucrânia, analisando imagens de satélite e de câmaras de vigilância, mas falou sobretudo sobre os momentos que deram origem ao Football Leaks. Ainda assim, mesmo assumindo que teve acesso às contas de e-mail de vários trabalhadores do Sporting, Rui Pinto sempre negou dizer quem trabalhava consigo.

Rui Pinto diz em tribunal que está a ajudar os serviços secretos ucranianos

na segunda sessão, uma semana mais mais tarde, o principal assunto foi o acesso feito às contas do fundo de investimento Doyen e a tentativa de extorsão. E aqui, Rui Pinto explicou que não fez qualquer acesso inicial às contas, tendo apenas conhecimento de que isso estava a acontecer. Já em relação à tentativa de extorsão, reconheceu que “foi tudo uma infantilidade” e que “não sabia o que era extorsão”.

Rui Pinto sobre a tentativa de extorsão à Doyen: “Não estava consciencializado sobre o que significava a palavra extorsão”

Finalmente, na semana passada, Rui Pinto negou ser o principal criador do blogue ‘Mercado de Benfica’ — site onde foram divulgados os e-mails do Benfica. “O autor trabalhava no Football Leaks”, explicou. Além disso, o alegado pirata informático admitiu que teve acesso às caixas de correio e ao conteúdo das pastas de Inês Pinto da Costa, da sociedade de advogados PLMJ, cuja informação deu origem, mais tarde, ao Luanda Leaks.

Rui Pinto responde neste momento em tribunal por 90 crimes relacionados com o acesso aos sistemas informáticos e e-mails de pessoas com ligações ao Sporting, à Federação Portuguesa de Futebol, ao fundo de investimento Doyen, à sociedade de advogados PLMJ, à Procuradoria-geral da República e à Ordem dos Advogados. Amadeu Guerra, antigo diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal, José Miguel Júdice, advogado, Jorge Jesus, treinador, e Bruno de Carvalho, antigo presidente do Sporting, são alguns dos visados.