Sam Bankman-Fried, criador e ex-CEO da plataforma de negociação de criptomoedas FTX, apresentou um recurso à condenação pela falência da empresa. No fim de março, foi condenado a 25 anos de prisão pelos crimes de fraude, lavagem de dinheiro e conspiração.

Ex-CEO da plataforma FTX condenado a 25 anos de prisão

Na altura da leitura da sentença, o advogado Marc Muckasey sinalizou a intenção de apresentar recurso – algo que só foi concretizado na quinta-feira à noite.

Não são ainda conhecidos os argumentos do recurso que, de acordo com a Reuters, poderá demorar alguns anos, já que vai ser preciso convencer os tribunais norte-americanos de que o juiz Lewis Kaplan cometeu erros durante a decisão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sam Bankman-Fried foi acusado pelos procuradores federais de roubar 8 mil milhões de dólares aos clientes da FTX, que colapsou em novembro de 2022. O dinheiro foi usado para financiar um estilo de vida abastado, como uma mansão de 30 milhões de dólares nas Bahamas ou carros de luxo, e para fazer investimentos arriscados.

A sentença de 25 anos é mais reduzida do que a pena de 40 a 50 anos que os procuradores norte-americanos pediam. Já a defesa defendeu uma condenação de até seis anos de prisão, argumentando que SBF, como é conhecido, “não é um génio do mal”.

O juiz Kaplan optou por 25 anos, quando a pena máxima dos sete crimes a que foi condenado ascendia a 110 anos. Embora SBF tenha pedido desculpa aos clientes e lamentado a queda da plataforma, o juiz realçou que o norte-americano “não demonstrou uma palavra de remorso” pelos crimes e que existe o risco de que possa vir a cometer algum crime semelhante.

Enron ou Lehman Brothers. O que aconteceu afinal com a FTX?

Durante algum tempo, Sam Bankman-Fried foi considerado um magnata cripto. Fundou a corretora Alameda Research em 2017 e, dois anos depois, criou a FTX, dedicada à negociação de criptoativos. Era acionista maioritário das duas empresas que, em teoria, funcionavam de forma independente.

Até que, no início de novembro de 2022, uma investigação da Coindesk revelou que as duas empresas estavam demasiado ligadas – no balanço da Alameda estavam vários FTT, o token emitido pela FTX. Em junho de 2022, os ativos totais da Alameda eram de 14,6 mil milhões de dólares, com 5,8 mil milhões em FTT. Bankman-Fried e a equipa de gestão usaram os depósitos dos clientes para fazer investimentos de risco através da Alameda Research.

Fundador da Binance declara-se culpado de infrações às regras anti-lavagem de dinheiro dos EUA. Deverá demitir-se do cargo de CEO