Pelo menos seis pessoas morreram e 81 ficaram feridas em Istambul depois de uma violenta explosão na rua Istiklal, conhecida zona de comércio perto da praça Taksim, no centro da capital da Turquia. A informação sobre os mortos e feridos foi confirmada no domingo pelo Presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan. Esta segunda-feira, o ministro do Interior do país, Soumeylan Soylu, acusou o PKK de ser responsável pelo ataque.

No domingo, Recep Tayyip Erdoğan confirmou que foi uma bomba que esteve na origem da explosão, falando num “ataque vil” em Istambul, e que os responsáveis “devem ser punidos”. Na reação ao ataque, e sem ser taxativo, Erdogan disse, ainda assim, que “cheira a terrorismo”.

A acusação foi desenvolvida já esta segunda-feira pelo ministro do Interior, que atirou as culpas para o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK). “De acordo com as nossas conclusões, a organização terrorista PKK é responsável” pelo atentado, disse Soumeylan Soylu.

Esta segunda-feira, a polícia de Istambul confirmou a detenção de 46 pessoas supostamente relacionadas com o ataque, incluindo uma mulher de nacionalidade síria, Ahlam Albashir, considerada a principal suspeita. Albashir terá dito à polícia que foi treinada por militantes curdos na Síria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As declarações de Erdogan tinham sido feitas no domingo antes da partida para a cimeira do G20. O Presidente turco especificou que morreram quatro pessoas no local e duas foram declaradas mortas já no hospital, citou a Associated Press. 

Já ao final da tarde, citado pela AFP, o vice-presidente turco, Fuat Oktay, avançou que, de acordo com as primeiras informações, o ataque terá sido feito por uma mulher. “Consideramos que se trata de um atentado terrorista devido à explosão de uma bomba detonada por um agressor que será uma mulher, de acordo com as primeiras informações”, disse.

Turquia recusa condolências dos EUA por atentado em Istambul

Na primeira declaração após a explosão, Ali Yerlikaya, governador de Istambul, confirmou a existência de vítimas mortais. “Hoje, por volta das 16h20 [hora local], ocorreu uma explosão na rua Taksim Istiklal, no nosso distrito de Beyoğlu. As nossas equipas de polícia, médicos, bombeiros e AFAD [serviços turcos de emergência e  foram enviadas ao local. Há vítimas e feridos”, escreveu o governador na rede social Twitter.

Cinco promotores de justiça foram já designados para investigar a explosão, de acordo com a agência de notícias estatal Anadolu.

Rapidamente chegaram às redes sociais imagens que mostram o momento da explosão e a intervenção das forças de segurança e de emergência médica.

As imagens podem chocar os leitores:

Nas imagens que estão a circular nas redes sociais é visível uma grande nuvem de fumo negro após a explosão.

Cerca de uma hora após a explosão, a RTÜK, a agência estatal que regula a comunicação social na Turquia, impôs uma proibição temporária à transmissão de imagens da explosão em Istambul. A Associated Press recorda que esta não é uma prática invulgar na Turquia: no passado, o Conselho Supremo para a Rádio e Televisão já impôs bloqueios semelhantes na sequência de ataques.

Através do Twitter, o presidente da Câmara de Istambul diz que está em contacto com os bombeiros que estão no local da explosão, que continuam a “trabalhar de forma árdua no local.”

A rua Istiklal, conhecida como um dos principais pontos turísticos de Istambul, já foi atingida no passado por um ataque reivindicado pelo grupo Estado Islâmico, que matou quase 500 pessoas e feriu mais de duas mil pessoas, durante uma campanha de investidas que atingiu Istambul em 2015-2016, recorda a agência Lusa.