O deslizamento de terras em Palmeira de Faro, Esposende provocou duas mortes, um casal de 22 anos, estando a jovem grávida de seis meses.  As vítimas foram esmagadas por uma pedra de grande dimensão enquanto dormiam no 1º andar da casa atingida, indicou o Correio da Manhã.

O arcebispo de Braga reagiu ao acidente e desejou “paz eterna“. Além disso, a mesma fonte adianta que também o politécnico de Viana do Castelo, onde a jovem se licenciou em Enfermagem, manifestou o seu pesar pela tragédia. “Tantos sonhos que ficaram por realizar“, acrescentou também Mário Fernandes, presidente da junta de freguesia de Palmeira de Faro.

O casal, que morreu na quarta-feira, foram resgatados dos escombros pelas 14h50, confirmou à agência Lusa fonte da Proteção Civil que acrescentou que os corpos foram levados para o Instituto de Medicina Legal de Viana do Castelo.

O deslizamento de terra e de pedras de grandes dimensões atingiu durante a madrugada a habitação unifamiliar, onde se encontravam seis pessoas.

“Trata-se de uma habitação unifamiliar com três pisos, estavam no seu interior seis pessoas. Um casal com cerca de 50 anos e duas crianças, de 2 e 12 anos, foram todos retirados ilesos”, disse 2.º Comandante da Proteção Civil de Braga.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo Rui Costa, os técnicos no local ainda estão avaliar as causas do acidente, mas confirmou que os primeiros indícios apontam para que tenha sido provocado pela chuva que se fez sentir nesta região do Minho.

A equipa vai ter apoio “de mais dois engenheiros da Universidade de Minho. Serão as autoridades a avaliar as causas“, disse o responsável.

No local estiveram cerca de três dezenas de operacionais e 12 veículos, dos bombeiros de Esposende e Viatodos e do INEM, além do Serviço de Proteção Civil de Esposende, GNR, Polícia Judiciária e psicólogos da autarquia de Esposende.

Entre os meios presentes no lugar do acidente esteve também uma equipa de psicólogos do INEM, segundo os bombeiros de Esposende.

O alerta para o deslizamento foi dado às 03h55.