O Japão protagonizou, esta quarta-feira, uma das maiores surpresas do Campeonato do Mundo do Qatar ao vencer a favorita ao título Alemanha por 2-1. Ritsu Doan e Takuma Asano foram os autores dos golos da reviravolta e os responsáveis pela explosão de alegria nipónica no estádio Khalifa.

A festa dos adeptos do Japão estendeu-se ao relvado e aos balneários mas nem o momento de emoção evitou que os japoneses deixassem o balneário absolutamente arrumado – uma imagem não muito comum e habitual no final das partidas, independentemente das equipas. Um gesto que mereceu destaque da FIFA – e o organismo lembrou também os gestos cívicos dos apoiantes da seleção oriental.

“Após uma vitória histórica contra a Alemanha no Campeonato do Mundo, os adeptos japoneses limparam o lixo no estádio, enquanto a seleção deixou o balneário do Khalifa International Stadium assim. Impecável. Obrigado”, escreveu a FIFA.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A explosão de alegria nipónica, o desespero alemão e o protesto de Neuer e companhia contra a FIFA: as melhores imagens do Alemanha-Japão

Um “obrigado” foi também o que a seleção japonesa deixou no balneário. Em outra foto publicada pela FIFA, fica-se a saber que, em cima do balcão, foram colocados vários origamis (arte de dobrar papel associada à cultura nipónica) e um cartaz com um agradecimento em árabe.