Quando Fernando Santos decidiu o onze titular para defrontar a Coreia do Sul (derrota portuguesa por 2-1) esta sexta-feira, promoveu várias alterações mas manteve a salvo dois jogadores. O guarda-redes Diogo Costa e o defesa João Cancelo são, ao fim dos três jogos da fase de grupos do Campeonato do Mundo, os únicos totalistas da equipa das quinas (270 minutos jogados).

Do lado oposto, estão igualmente dois futebolistas. O treinador da Seleção Nacional mantém total confiança no guarda-redes titular do FC Porto e não optou por mudanças na baliza, deixando Rui Patrício e José Sá no banco… e a zeros.

Cristiano Ronaldo (236) e Rúben Neves (212) são os dois futebolistas que se seguem na lista de mais utilizados. Depois, há um grupo de sete jogadores com mais de 100 minutos disputados neste Mundial: Bernardo Silva (186), Pepe (180), Rúben Dias (180), Bruno Fernandes (180), João Félix (170), Raphael Guerreiro (138) e William Carvalho (124).

Diogo Dalot, Ricardo Horta e António Silva jogaram apenas um jogo, mas na totalidade. Têm, por isso, 90 minutos de jogo neste torneio. Depois, seguem-se João Mário (84), Vitinha (82), Matheus Nunes (74), Rafael Leão (58), João Palhinha (34), André Silva (24) e Gonçalo Ramos (10).

A esta lista ficam a faltar três jogadores, todos eles com problemas físicos. Danilo jogou os 90 minutos do primeiro jogo, frente ao Gana, tendo-se lesionado posteriormente num treino. O médio, adaptado a defesa central, sofreu uma fratura de três arcos costais, à direita”, correndo o risco de não jogar mais no Qatar.

Quem está mesmo afastado da competição é o lateral Nuno Mendes, que jogou apenas 42 minutos frente ao Uruguai. Esta quinta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol confirmou que o jogador do PSG vai continuar junto da equipa mas não voltará a jogar esta competição.  O médio do FC Porto Otávio tem 56 minutos jogados no Qatar. O futebolista saiu lesionado frente ao Gana e continua entregue ao departamento clínico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR