O que é que os homens e as sociedades procuram? De que maneira é que a religião pode contribuir para a felicidade individual ou para a o bem-estar social?

É isto que será discutido no próximo curso, “A religião ainda serve para alguma coisa?”, dado por Francisco Mota sj, de 14 de Dezembro a 11 de Janeiro, das 19h30 às 21h na Academia Observador.

Numa altura em que a religião parece ser mais vezes o motor da guerra do que da paz, em que se sucedem as denúncias sobre os problemas sociais provocados pela religião organizada, em que se apontam as educações religiosas como responsáveis por sentimentos de culpa e mal-estar de cada um consigo mesmo, este curso procura perceber o papel histórico, ético e social da religião. Tenta perceber se o sentido para a vida que a religião trouxe ao longo dos séculos foi, nas sociedades contemporâneas, substituído com eficácia ou se a religião ainda é, de facto, precisa para alguma coisa.

Francisco Mota é jesuíta, estudou ética e política em Oxford e em Boston, e é director-geral do Centro Cultural Brotéria.

Como sempre, é possível assistir ao curso online ou presencialmente e os assinantes do Observador têm desconto na inscrição.

Mais informações em Academia Observador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR