Caso as eleições legislativas fossem hoje o Partido Socialista obteria 37% dos votos, um resultado igual ao da última sondagem do ICS/ISCTE para o Expresso e SIC, e o PSD não descolaria — sobe um ponto percentual nas intenções de voto, relativamente à última pesquisa, de setembro, e fica-se pelos 29%.

O Chega mantém-se como terceira força política, mas desce dois pontos percentuais relativamente à última pesquisa, para os 9%, enquanto a Iniciativa Liberal desce para sétimo lugar, com menos um ponto percentual, e consegue apenas 2% das intenções de voto, atrás de Bloco de Esquerda, CDU e PAN.

O Bloco de Esquerda é o partido que regista uma maior recuperação, com mais três pontos do que na última pesquisa e alcançando os 7% nas intenções de voto. A CDU também sobe, consegue mais um ponto, e surge com 5%. O PAN tem exatamente o mesmo resultado da última pesquisa e o Livre não entra em nome próprio na sondagem.

Os resultados revelados pelo Expresso, numa pesquisa com 809 entrevistas válidas, têm em conta uma projeção que exclui os abstencionistas (16%) e são contabilizados após a imputação de indecisos (16%).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além das intenções de voto, a sondagem revela ainda que 43% dos portugueses considera “más” ou “muito más” as medidas que o Governo adotou para combater o impacto da inflação na vida dos portugueses. 40% dos inquiridos referem que as medidas não são “nem boas nem más” e 14% consideram-nas “boas e muito boas”.

Ainda sobre o desempenho do Governo, apenas 1% dos inquiridos diz ser “muito bom” e 40% avaliam-no como “bom”, enquanto 42% optam pela opção “mau” e 10% “muito mau”. Os 53% das respostas negativas subiram quatro pontos percentuais relativamente a setembro.

Noutra das sondagens reveladas esta quinta-feira, da Intercampus para a TVI e CNN, o PS surge com 35,9%, depois de uma subida de quase um ponto percentual, e o PSD mantém o resultado anterior com 30,4%.

O Chega é o partido que mais sobe, alcançando 9,1% de intenções de voto. Por outro lado, também esta sondagem confirma uma descida para a IL, com quase menos um ponto percentual, mas nos 5,2% (mais 2 pontos do que na sondagem do ICS/ISCTE).

Nesta sondagem a CDU desce 0,8 pontos para os 4,3%, bem como o BE que depois de cair 0,4 pontos percentuais fica pelos 3,4%. O Livre sobe ligeiramente e situa-se nos 2,2%.