O Ministério da Educação italiano decidiu proibir o uso do telemóvel durante as aulas por ser um “elemento de distração” para os alunos e também uma “falta de respeito” para os professores. Os equipamentos móveis apenas podem ser utilizados para fins educativos ou formativos e mediante autorização dos docentes.

Numa circular publicada pelo governo italiano, o ministro da Educação italiano, Giuseppe Valditara, defende que a “sala de aula é um local para aprender”. “Distração com os telemóveis não permite seguir as aulas de forma proveitosa e é também uma falta de respeito pela figura do professor, a quem é prioritário manter a autoridade.”

Giuseppe Valditara quer implementar uma “escola séria que volte a colocar no centro a aprendizagem e o empenho”. “A escola deve ser o lugar onde os talentos e a criatividade dos mais novos são aprimorados e não apoquentados com o abuso repetido dos telemóveis”, sublinhou o ministro, lembrando ainda os malefícios do uso prolongado de equipamentos móveis.

Apesar da proibição, o ministro da Educação italiano assinalou que não serão introduzidas sanções disciplinares, pedindo, antes, um “sentido de responsabilidade”. “Convidamos ainda as escolas para zelar pelo cumprimento das normas em vigor e promover um controlo mais rigoroso aos regulamentos”, concluiu Giuseppe Valditara.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

França aprova lei que proíbe utilização de telemóveis nas escolas. Uma “medida de desintoxicação”

Em França e em algumas regiões de Espanha já vigora uma proibição semelhante desde 2018 e 2019.

Madrid proíbe uso de telemóveis nas salas de aula a partir do próximo ano letivo