A Hyundai Mobis produz os protótipos mais loucos e mais avançados da marca sul-coreana. E o exemplo mais recente é este Ioniq 5 equipado com o mais avançado dos sistemas de direcção às quatro rodas. Já existem no mercado vários modelos eléctricos que viram as quatro rodas para um lado ou para o outro, permitindo ao veículo deslocar-se na perpendicular, tanto para a frente como para trás. Mas a Hyundai Mobis vai mais longe.
Equipado com um sistema de suspensão que permite a cada roda virar até 90º para cada lado, o que obviamente obriga a alterações substanciais no chassi e nas suspensões, este Ioniq 5 tem a vida facilitada por estarmos perante um veículo eléctrico com quatro motores, cada um deles acoplado à sua roda, numa solução técnica que a marca denomina e-Corner System. Todas as rodas funcionam de forma independente, para garantir o máximo da versatilidade e, como viram a 90º, permitem ao modelo deslocar-se lateralmente com a mesma facilidade com que anda para a frente, para trás ou na oblíqua.
As vantagens que um Ioniq 5 com estas características teria seriam tremendas, certamente em termos de mobilidade urbana. Contudo, o sistema é caro, pesado e com tendência a sentir maiores dificuldades em assegurar um comportamento eficaz em condução rápida. Pelo que, nesta fase, dificilmente veremos um automóvel convencional equipado com este sistema.
Mas há um tipo de veículo para o qual este sistema de quatro rodas direccionais, com um motor por roda para que possam virar a 90º, vem mesmo a calhar. Referimo-nos aos pequenos autocarros citadinos, destinados a deslocar pessoas nos centros das grandes cidades, muitas vezes congestionados em termos de tráfego. Concebidos para se deslocarem a velocidades contidas e com grandes necessidades de manobrabilidade, estes autocarros seriam altamente beneficiados com a inclusão do curioso sistema de direcção e tracção criado pela Hyundai Mobis.