Com os condutores a manterem a tendência para preferir SUV, em detrimento de outras carroçarias, não espanta que a Hyundai tenha no Kauai um dos seus modelos mais bem-sucedidos comercialmente. Desde logo, porque disputa um dos segmentos mais acessíveis (B) com uma vasta gama de motorizações, o que lhe incrementa a probabilidade de ser escolhido por clientes em busca de carro novo. Daí que a marca sul-coreana tenha na segunda geração do Kauai um dos seus lançamentos mais importantes em 2023, tendo por isso optado por ir revelando o modelo pouco a pouco. Em Dezembro, chegaram-nos as fotos e as primeiras informações relativas ao novo Kauai; em Janeiro, mais detalhes com enfoque na habitabilidade e na tecnologia ao serviço do condutor; para Março estão prometidas mais revelações, desta feita visando a versão exclusivamente a bateria (BEV) destinada ao mercado europeu.

Até lá, ficámos a saber que o Kauai apresentado há dias na Coreia do Sul pode ser equipado com dois motores a combustão (ICE), um 1.6T-GDi de 198 cv e 265 Nm ou um 2.0L Atkinson com 149 cv e 180 Nm, acoplado àquilo que o grupo sul-coreano chama de transmissão variável inteligente – uma caixa automática em que a tradicional ligação mecânica é substituída pela electrónica. Já a versão híbrida não recarregável (HEV) confia num 1.6 GDi que, associado a um motor eléctrico, oferece uma potência combinada de 141 cv e 265 Nm. A marca anuncia “uma aceleração impressionante e de alta eficiência”, mas não avança quaisquer dados relativos ao desempenho desta versão, o mesmo acontecendo com as restantes.

O foco nesta última “aparição” do novo Kauai apontou sobretudo ao interior e à tecnologia embarcada. Como era expectável, o habitáculo torna-se mais amplo, tirando partido do incremento das dimensões do B-SUV. Mais comprido 15 cm e 2,5 cm mais largo, face à anterior geração, o novo Kauai usufrui do incremento de 6 cm na distância entre eixos, o que lhe permite disponibilizar mais 7,7 cm no espaço para as pernas dos ocupantes dos bancos de trás. Aí a largura total é “a maior do segmento” (1,402 m), segundo a marca, com a cabeça a ganhar um espaço extra de 1,1 cm. Para favorecer a habitabilidade, a Hyundai optou por montar na segunda fila bancos mais finos (8,5 cm de grossura), que diz serem estruturalmente robustos e confortáveis. Com as costas completamente rebatidas, aumentam a volumetria da bagageira para 723 litros. À frente, os bancos podem opcionalmente contar com a função “relaxation”  e o ecrã duplo de 12,3 polegadas também se presta a um manuseamento mais ergonómico, de acordo com a Hyundai.

Tecnologias disponíveis no novo Hyundai Kauai

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  • Travagem autónoma de emergência
  • Sistema de manutenção na faixa de rodagem
  • Radar de ângulo morto
  • Saída do veículo em segurança
  • Sistema de informação da velocidade máxima
  • Alerta de fadiga do condutor
  • Monitorização do ângulo morto
  • Sistema de controlo automático dos máximos
  • Controlo de velocidade inteligente
  • Controlo de velocidade inteligente com base na navegação
  • Assistência de acompanhamento da faixa de rodagem
  • Assistência à condução em auto-estrada
  • Câmara de 360º
  • Alerta de tráfego na retaguarda
  • Aviso de distância de estacionamento (frontal, lateral e à retaguarda)
  • Assistência de prevenção de colisões durante o estacionamento à retaguarda
  • Sistema remoto de estacionamento automático

Fonte: Hyundai Portugal

Mas, provavelmente, a novidade que será mais apreciada pelos potenciais compradores reside na facilidade com que o modelo vai continuar actual. Isto porque, a partir de agora, o SUV sul-coreano passa a poder receber actualizações de software remotamente (OTA, de over-the-air), sendo que até a iluminação ambiente suporta novas funcionalidades disponibilizadas por esta via.

No que toca aos sistemas de segurança e de assistência à condução (ADAS), o Kauai de nova geração apregoa uma extensa lista de tecnologias (ver infobox), sem que seja ainda possível perceber quais as tecnologias que serão propostas de série e as que alinham pelos opcionais. Integrada neste último caso surge ainda a bagageira em que a abertura automática é ajustável em altura e velocidade, a partir do ecrã central ou premindo durante três segundos o botão de fechar a porta da mala, para indicar a altura pretendida.

Conforme lhe dissemos logo no início, estão prometidas mais novidades para Março, com ênfase no Kauai Electric. Eventualmente nessa altura, a marca aproveitará para avançar preços e linhas de equipamento para as versões ICE e HEV, já que serão estas as primeiras a chegar ao mercado português, o que está previsto acontecer no segundo semestre de 2023.

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