O porto de Maputo bateu o recorde de volume de carga em 2022, depois da modernização geral, reabilitação de cais e com a extensão para 24 horas dos comboios com minério oriundos da África do Sul, anunciou esta terça-feira a empresa gestora.
No total, em 2022, a carga que passou pelo porto cresceu 20% face a 2021, ascendendo a 26,7 milhões de toneladas, lê-se em comunicado com o balanço da atividade do último ano.
“O porto tem seguramente vindo a colher os frutos das grandes obras de infraestruturas realizadas nos últimos quatro anos”, disse no mesmo comunicado Osório Lucas, diretor-executivo da Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC, sigla inglesa), empresa concessionária privada.
“A decisão do Governo de Moçambique de estabelecer uma operação de fronteira 24 horas teve um impacto positivo em todo o Corredor de Maputo” aliado a outros investimentos, nomeadamente em automação, sublinhou também.
Os volumes de crómio e ferrocrómio que a África do Sul exporta através de Maputo, transportados por comboio até ao porto, registaram um aumento substancial de 73% em relação ao ano anterior (2,4 milhões de toneladas em 2022).
No entanto, a ferrovia representa apenas um quarto da carga que chega aos cais, sendo a restante conduzida por estradas.
“Os operadores ferroviários continuaram a trabalhar para um maior equilíbrio” entre a carga por comboio e camiões, acrescentou Osório Lucas.
Para este ano, o diretor-executivo prevê um novo crescimento de carga e anuncia a consolidação de sistemas para melhorar a eficiência de toda a cadeia logística.
“Já estamos a implementar o novo plano diretor para o Porto de Maputo” e a “tentar encontrar soluções criativas” para responder a um aumento de procura, a par de uma consultoria para melhorar as operações, além de investimento em equipamentos adicionais, tais como guindastes móveis e equipamentos de apoio.
A concessão do porto de Maputo à MPDC completa 20 anos em 2023.