Siga aqui o liveblog da guerra na Ucrânia

Todos os oficiais em cargos de chefia da autoridade alfandegária ucraniana foram esta quarta-feira demitidos pelo Governo da Ucrânia na sequência de uma série de buscas, num novo avanço da investigação em larga escala às suspeitas de corrupção e colaboracionismo com os russos que está a ser levada a cabo no país.

De acordo com o jornal ucraniano Pravda, a informação foi avançada por Davyd Arakhamiia, um alto dirigente do partido de Zelensky, o Servo do Povo, através da rede social Telegram.

Segundo Arakhamiia, foram esta quarta-feira realizadas várias buscas em instalações do Fisco, na empresa petrolífera ucraniana Ukrnafta, liderada pelo oligarca Ihor Kolomoyskyi, e nas casas de duas figuras ucranianas: o antigo ministro do Interior Arsen Avakov e o líder da oposição pró-russa, Vadym Stolar.

Além dessas buscas, foram também efetuadas acusações contra dois antigos altos dirigentes do Ministério da Defesa da Rússia, alegadamente envolvidos em esquemas de corrupção.

As operações desta quarta-feira resultaram, acrescentou Davyd Arakhamiia, na demissão de toda a equipa de chefia da autoridade alfandegária do país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR