O novo Hospital Central e Universitário da Madeira, atualmente em construção, contempla a “moderna tecnologia antissísmica”, afirmou esta terça-feira o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, adiantando que o mesmo ocorre com todos os edifícios.

“Todas as construções hoje na Madeira são certificadas tendo por base a moderna tecnologia antissísmica”, disse, para logo reforçar: “O novo hospital, por razões óbvias, também não pode deixar de ser feito dentro desse enquadramento”.

O chefe do executivo (PSD/CDS-PP) falava em Santa Cruz, zona leste da ilha, durante uma visita aos trabalhos de reabilitação das estruturas de suporte da plataforma rodoviária e da pista do aeroporto e de requalificação do cais local, obras orçadas em 5,6 milhões de euros.

“Qualquer prédio que é construído hoje na Madeira tem no projeto de especialidade a adaptação antissísmica”, disse Miguel Albuquerque, ao ser questionado sobre a capacidade de resistência das infraestruturas, face a sismos de grande intensidade como os ocorridos segunda-feira na Turquia e na Síria.

O presidente do executivo assegurou que o novo hospital, em particular, obedece às regras de construção antissísmica em regiões de alto risco, embora no arquipélago o risco de terremoto seja baixo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR