Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia

A 24 de fevereiro de 2022 as tropas russas cruzaram a fronteira ucraniana, dando início à “operação militar especial”, e no mesmo dia vários edifícios emblemáticos e governativos iluminaram-se com as cores da bandeira ucraniana, em sinal de solidariedade (солідарність). Na véspera do aniversário de um ano de guerra, o gesto repetiu-se em vários países europeus, como pode ser visto na fotogaleria que acompanha este artigo.

солідарність: O mundo ilumina-se de azul e amarelo pelo povo ucraniano

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta quinta-feira, pela Europa fora, decorreram vigílias, protestos pela paz e manifestações de apoio à Ucrânia. Edifícios como a Assembleia da República, em Lisboa, foram iluminadas com as cores amarela e azul.

“Esta noite, a fachada do Palácio de São Bento está iluminada com as cores da bandeira da Ucrânia, assinalando a solidariedade da Assembleia da República àquele país, quando se completa um ano do início da invasão da Rússia”, pode ler-se também na conta oficial da Assembleia da República no Twitter.

Em Bruxelas o Parlamento Europeu e a sede da Comissão Europeia também foram iluminadas com as cores da bandeira ucraniana, num sinal de solidariedade com Kiev.