Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia

O comandante ucraniano Dmytro Kotsiubail, conhecido como “Da Vinci”, morreu aos 27 anos quando combatia perto da cidade de Bakhmut, epicentro dos combates com as forças russas no leste do país.

O jovem, que em 2021 recebeu o título de “Herói da Ucrânia”, perdeu a vida durante uma operação do batalhão que liderava: os “Lobos de Da Vinci”, grupo integrado na 67.º Brigada Mecanizada. A notícia foi confirmada pelos companheiros através da conta de Twitter.

“Anjo de Bakhmut” foi morta por forças russas durante a retirada de feridos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O comandante dos Lobos de Da Vinci foi morto durante uma missão de combate perto de Bakhmut. Morreu como uma arma nas mãos, morreu porque foi o primeiro a ir para a batalha. Viveu e morreu como um herói”, pode ler-se na publicação.

“Hoje a Ucrânia perdeu um comandante legendário. A partir de agora todos nós temos de continuar esta luta. Em nome dos nossos heróis caídos em combate, vamos vencer esta guerra ao expulsar os invasores da nossa terra“, acrescentaram os “Lobos de Da Vinci”.

O Ministério da Defesa ucraniano confirmou a morte de Kotsiubail, descrito como “o mais novo comandante de um batalhão das Forças Armadas” do país. “Morreu em combate pela liberdade e independência da Ucrânia”, sublinhou o organismo.

Segundo o Kiyv Independent, Kotsiubail participou nos protestos Euromaidan em 2014, ano em que a Rússia anexou a península ucraniana da Crimeia e em que os movimentos separatistas tomaram força no leste do país, com o apoio de Moscovo. No ano seguinte, juntou-se ao Corpo de Voluntários Ucranianos, combatendo na região de Donbass. Em 2021, tornou-se um dos militares mais jovens a receber o título de “Herói da Ucrânia”.

O Presidente ucraniano foi um dos primeiros a reagir à morte de Kotsiubail, aproveitando o habitual discurso diário para prestar uma homenagem. “Estava a defender a nossa independência e a dignidade do nosso povo desde 2014. Era um dos mais jovens heróis da Ucrânia, um daqueles cuja história pessoal, carácter e coragem se tornaram para sempre a história, carácter e coragem da Ucrânia“, afirmou Volodymyr Zelensky na terça-feira.

O líder ucraniano afirmou que a Ucrânia vai lembrar-se para sempre dos seus heróis e deixou uma garantia: o “inimigo” russo será destruído.

“Não estamos a ser protegidos”: militares ucranianos descrevem “inferno” em Bakhmut