Um caça russo colidiu esta terça-feira com um drone de vigilância norte-americano sobre o espaço aéreo do Mar Negro, confirmou uma fonte militar dos Estados Unidos à AFP.

“O nosso MQ-9 estava a conduzir uma operação de rotina no espaço aéreo internacional quando foi intercetado e atingido por uma aeronave russa, resultando num acidente e na perda total do MQ-9”, disse o general da Força Aérea norte-americana James Hecker, citado pela Sky News.

“Antes da colisão, por várias vezes o Su-27 despejou combustível e voou em frente ao MQ-9 de forma irresponsável, ambientalmente descuidada e pouco profissional”, acrescentou o general.

Segundo Hecker, estariam a sobrevoar o Mar Negro dois aviões Su-27 russos. As manobras “perigosas” e “pouco profissionais” russas quase provocou a queda dos caças, acrescentou.

A Casa Branca também já reagiu ao incidente. O porta-voz John Kirby assegurou que o Presidente Joe Biden foi informado sobre o assunto e notou que o acontecimento foi particularmente “inseguro e pouco profissional”.

Os aliados da NATO estão a ser atualizados sobre o incidente pelo general Christopher Cavoli, confirmou um responsável da Aliança Atlântica.

A Rússia reagiu entretanto, negando qualquer responsabilidade no incidente. “Os caças russos não usaram as suas armas, não entraram em contacto com o drone e regressaram em segurança”, afirmou o Ministério da Defesa russo em comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR