790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Novas Ferramentas de Financiamento e os desafios para o futuro

Este artigo tem mais de 1 ano

No dia 18 de março, teve lugar no PT Meeting Center em Lisboa, a 4ª Convenção da APDCA. Numa tarde repleta de trocas de ideias, o Credibom marcou a sua presença numa mesa-redonda sobre financiamento.

Com o Parque das Nações como pano de fundo e sob o tema “Um setor unido é um setor forte para enfrentar os desafios futuros”, foi assim que teve início a 4ª Convenção da APDCA. Destinada a todos os intervenientes do setor do comércio de automóveis usados, este foi um evento que teve como objetivo avaliar o estado do setor e antecipar desafios futuros. Associativismo, ferramentas de financiamento, garantias, o futuro, foram alguns dos tópicos trazidos a debate.

E foi precisamente para falar sobre ferramentas de financiamento que Henrique Henriques, Diretor Comercial Automóvel do Banco Credibom, assumiu o papel de speaker numa mesa-redonda que contou com a moderação de Rui Reis e a participação de Carla Silva, Representante Santander Consumer Finance e Pedro Nuno Ferreira, Representante do BNP Paribas Personal Finance. O objetivo foi colocar em cima da mesa ferramentas que já estão em vigor e, ainda, explorar aquelas que se apresentarão como uma solução no futuro. Aqui, o tema do Renting foi o pontapé de saída para o início da conversa. “O Renting acaba por ser uma consequência daquilo que é o desenvolvimento da sociedade”, começou por dizer Henrique Henriques, acrescentando em seguida: “Cada vez mais os clientes querem soluções simples, rápidas, onde não tenham de ter preocupações. O Renting acaba por ser uma solução quase perfeita em termos de prestação de serviços e soluções que permitem que o cliente esteja mais seguro na compra daquela viatura”. Ainda assim, e para o representante do Banco Credibom, existem ainda algumas questões. “Podem existir aqui dois handicaps que podem reter um pouco uma evolução mais rápida deste produto para esse segmento. Uma será o preço e a segunda o fim do contrato. O cliente, nomeadamente em Portugal, tem uma preocupação muito clara com o preço, o valor que vai pagar mensalmente. E quando olhamos para aquilo que é o produto tradicional de financiamento e fazemos a comparação daquilo que é a mensalidade num crédito tradicional ou num Renting, este é um produto mais caro. E isto mexe com um orçamento de um cliente no particular. Quanto ao fim do contrato, o cliente pode ter uma expectativa no início do processo, mas chegado o final do contrato existe uma questão importante que é a peritagem e aquilo que são os custos que vão ser imputados ao cliente. Isto pode mexer um pouco com a experiência do cliente neste produto”, afirma.

O setor dos carros usados foi um elemento de destaque ao longo de toda a conversa. Para Henrique Henriques a pandemia pode afirmar-se como um dos fatores para a crescente evolução do setor. “Podemos dizer que os usados têm vindo a ganhar espaço e peso, em detrimento dos novos. Devido à pandemia, o recurso às viaturas importadas acabou por acelerar também este crescimento do negócio dos usados em termos globais”, reforça. Ainda assim, quando falamos em evolução, a digitalização é um tema que não pode ser deixado de lado. Se o mercado está a mudar, o cliente e as suas necessidades também. “Fala-se muito no Consumer Journey, na experiência do cliente, e isto deve ser uma das prioridades das empresas. Desde o início da escolha de um carro, da contratação, até ao final do financiamento, a experiência do cliente deve ser uma experiência positiva. Isto pode ser realmente o diferenciador entre um cliente voltar a escolher a mesma entidade ou não. A digitalização é óbvio que é um ponto importante. Mas acima de tudo é preciso conhecer o nosso cliente, porque os clientes não são todos iguais. É importante escutar cada cliente, perceber quais são os seus interesses, qual é o formato que ele mais gosta…e o Credibom tem posto em prática esta ideia – ter um leque de soluções diferentes”, partilhou Henrique Henriques, focando-se em seguida no caminho traçado pelo Credibom neste sentido: “O digital tem vindo a crescer, do lado do Credibom, mas também temos outras soluções. E esta tem sido uma preocupação constante: proporcionar ao cliente uma experiência positiva do início ao fim. Temos vindo a evoluir muito positivamente nesse campo. Hoje em dia conseguimos fazer com que um processo, desde o momento da inserção até à contratação, até ao cash out do dinheiro, seja 100% sem papel. Temos um processo muito ágil, muito fácil para os nossos parceiros, para o cliente, e continuaremos a trabalhar para o tornar cada vez mais forte e robusto”.

Para o representante Credibom, estas mudanças são necessárias e fundamentais para facilitar o processo para os clientes. Sem nunca esquecer o fator segurança. “A questão da fraude é claramente um ponto importante – o processo deve ser robusto o suficiente para que o cliente sinta essa segurança e para que não haja depois qualquer tipo de problema”, acrescenta por fim.

Depois de uma conversa de sucesso, os planos para o resto da tarde seguiram e os temas continuaram a ser colocados em cima da mesa. Algumas perguntas foram respondidas, outras surgiram, e as conclusões não tardaram a chegar: os olhos continuarão postos no desenvolvimento do setor!

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora