O vulcão Shiveluch é um dos mais ativos na Rússia e entrou em erupção esta terça-feira. Além de cobrir as aldeias em volta com um manto de poeira vulcânica lançou o alerta para o tráfego aéreo sobre a península de Kamchatka, na ponta este do país, já perto do Alasca.

A Equipa de Resposta de Erupção Vulcânica de Kamchatka emitiu um alerta vermelho para a aviação, a informar que a atividade em vigor pode afetar voos internacionais e aeronaves que voem baixo, pode ler-se no jornal The Guardian.

O vulcão terá entrado em erupção pouco depois da meia-noite (hora local) e a atividade esteve em crescimento até atingir o pico cerca de seis horas depois quando a nuvem de cinza atingiu os 12 quilómetros de altura, informou a Tass, segundo deu conta a filial de Kamchatka da Academia de Pesquisa das Ciências Geofísicas Russa

Pelas 8h30 (hora local) a nuvem de cinza atingiu uma altura de 20 quilómetros de altura acima do nível do mar. Como resultado uma área de entre 240 e 400 quilómetros na zona ficou coberta por um manto de cinza, segundo a agência de notícias russa, de acordo com dados de satélite.

A lava em contacto com a neve criou um rio de lama que provocou um alerta numa autoestrada. Já a camada de cinza vulcânica que cobriu as aldeias atingiu uma altura de mais de oito centímetros, a mais densa em 60 anos, segundo o Guardian.

Segundo Danila Chebrov, o diretor da filial de Kamchatka da Academia, o vulcão estaria a preparar-se para esta atividade há mais de um ano, cita o jornal britânico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR