790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Trump diz à Disney para sair da Florida, em mais um episódio da "guerra" com Ron DeSantis

Este artigo tem mais de 1 ano

Ex-Presidente aproveitou para criticar o presumível rival republicano às eleições de 2024, que tem estado envolto numa guerra aberta contra a Disney pelo controlo do parque temático na Florida.

Conservative Political Action Conference CPAC
i

Ex-Presidente e atual governador da Florida têm passado os últimos meses a trocar argumentos e picardias de parte a parte

The Washington Post via Getty Im

Ex-Presidente e atual governador da Florida têm passado os últimos meses a trocar argumentos e picardias de parte a parte

The Washington Post via Getty Im

A batalha anunciada entre Donald Trump e Ron DeSantis pela nomeação republicana às eleições de 2024 continua a aquecer. O ex-Presidente e o atual governador da Florida têm passado os últimos meses a trocar argumentos e picardias. Agora, na mais recente provocação, o magnata nova-iorquino declarou que a Disney (empresa com a qual DeSantis mantém uma longa rivalidade) pode vir a fechar o seu parque temático na Florida, a Disney World, e a abandonar o estado norte-americano.

Numa publicação na sua rede social, a Truth Social, o ex-Presidente e candidato considerou que DeSantis — visto por muitos como o maior rival de Trump à nomeação republicana para as presidenciais do próximo ano — estava a ser “absolutamente destruído” pela gigante do entretenimento.

“O seu plano de RP [relações públicas] esfumou-se, por isso ele agora está a voltar a um novo para salvar a face. O próximo anúncio da Disney será de que não vai haver mais investimento na Florida por causa do governador — aliás, eles podem até anunciar uma retirada lenta ou a venda de certas propriedades, ou do terreno todo”, pode ler-se na publicação.

As declarações de Trump surgiram em reação à “guerra” entre o governador da Florida e a empresa sediada na Califórnia. Em fevereiro, o executivo estatal tinha anunciado a criação de um comité, cujos membros seriam escolhidos pelo próprio DeSantis, e que passariam a ser responsáveis por administrar o terreno de Rede Creek, local da Disney World, retirando autonomia à Disney.

No final de março, no entanto, ficou a saber-se que a Disney teria firmado discretamente um acordo antes da tomada de posse deste novo comité, válido por várias décadas e que permitiria à empresa manter a sua autonomia sobre Reedy Creek, numa tentativa de passar por cima da nova administração criada por DeSantis. Como forma de retaliação, o governador ameaçou construir uma prisão junto aos parques temáticos.

O republicano, de 44 anos, ainda não anunciou a sua candidatura à Casa Branca, mas é apontado como um forte candidato a vencer as próximas eleições. No entanto, as últimas semanas não lhe têm sido favoráveis: as acusações de fraude fiscal contra Trump por parte do procurador do estado de Nova Iorque traduziram-se num aumento da vantagem do antigo chefe de Estado norte-americano sobre DeSantis. De acordo com o barómetero FiveThirtyEight, o milionário republicano lidera as intenções de voto por mais de 20 pontos percentuais, ao mesmo tempo que várias figuras influentes do Partido Republicano, como o antigo governador de Nova Jérsia, Chris Christie, têm criticado a sua atuação face à Disney.

Ron DeSantis fica ao lado do rival Trump e recusa colaborar se antigo Presidente for alvo de pedido de extradição

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora