Os governos de Portugal e Marrocos reúnem-se esta sexta-feira em Lisboa para elevar as relações bilaterais políticas ao nível de parceria estratégica e assinar 13 acordos de cooperação.

António Costa e o seu homólogo marroquino, Aziz Akhannouch, presidem à XIV Reunião de Alto Nível Portugal-Marrocos, retomando as cimeiras ao nível de Governo que foram interrompidas por causa da pandemia da Covid-19.

Fonte do executivo de Lisboa adiantou à agência Lusa que os dois governos vão elevar o seu relacionamento ao nível de parceria estratégica, “um novo patamar em que se reforça o diálogo político, passando a haver um contacto permanente em matérias de âmbito bilateral, regional e internacional”.

Portugal e Marrocos retomam na sexta-feira em Lisboa reuniões de alto nível

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No final da XIV Reunião de Alto Nível, os governos dos dois países preparam-se para assinar 13 instrumentos jurídicos, um deles um acordo de cooperação na área da proteção civil, abrangendo acidentes graves ou catástrofes.

Segundo fonte diplomática, os dois executivos também deverão fechar um memorando de investigação científica e tecnológica, assim como um programa de aplicação do acordo cultural e científico, que deverá vigorar até 2025.

Entre os 13 instrumentos jurídicos consta também um plano de ação no domínio do turismo.

Pela parte do Governo português, participam na XIV Reunião de Alto Nível com Marrocos os ministros dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, da Economia, António Costa Silva, do Ambiente, Duarte Cordeiro, da Ciência e Tecnologia, Elvira Fortunato, Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, do Trabalho e Segurança Social, Ama Mendes Godinho, e das Infraestruturas, João Galamba.

Numa nota divulgada pelo gabinete do primeiro-ministro na passada segunda-feira, referia-se que “Portugal e Marrocos celebram em 2024 os 250 anos do Tratado de Paz e os 30 anos do Tratado de Amizade, Boa Vizinhança e Cooperação“.