A Priberam lança esta quarta-feira em Madrid a plataforma Monitio, que, com recurso a inteligência artificial, monitoriza em tempo real os media de todo o mundo e traduz para inglês conteúdos em qualquer língua.

“Criada pela Priberam no contexto de um projeto europeu, esta é a primeira solução neste mercado a dar acesso a conteúdo multilingue com a opção da sua tradução. Além disso, o Monitio integra ferramentas assistidas de verificação de factos até agora indisponíveis no mercado de monitorização de media”, salienta a Priberam em comunicado.

Para já, a plataforma será lançada em Portugal e Espanha, tendo as suas ferramentas sido testadas por jornalistas da emissora pública Deutsche Welle.

OpenAI e IBM pedem regras para IA. “Se esta tecnologia correr mal, pode correr bastante mal”, alerta dona do ChatGPT

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com a Priberam, o Monitio “organiza automaticamente milhares de artigos em grupos temáticos, para que os utilizadores obtenham uma visão geral de como o conteúdo se relaciona com tópicos específicos, pessoas, empresas, etc” e possam receber “informação mais aprofundada da sua indústria, mercados e concorrentes”.

“Estamos dedicados a desafiar e mudar o ‘status quo’ da monitorização de media lançando uma plataforma inovadora no mercado”, afirma o presidente executivo (CEO) da Priberam, Carlos Amaral, citado no comunicado.

Assim, para além de combinar inteligência artificial (IA) e tecnologias linguísticas “para fornecer informações e relatórios melhores e mais fiáveis”, o Monitio inclui uma ferramenta de verificação de factos “para lutar contra a desinformação”.

“É o nosso objetivo ajudar a lutar contra notícias falsas, uma vez que o número de afirmações falsas nas notícias, eventos ou sobre indivíduos de alto perfil online está a aumentar todos os dias. Através de tecnologia de IA, oferecemos aos utilizadores do Monitio acesso a informações locais e globais mais abrangentes e menos tendenciosas,” salienta Carlos Amaral.

Segundo a Priberam, a verificação de factos assistida do Monitio foi desenvolvida em conjunto com a equipa do professor da Universidade de Cambridge Andreas Vlachos, “um perito na área da verificação de factos”.

Suportado por financiamento da União Europeia, ao longo dos últimos dois anos o Monitio tem estado a ser usado e desenvolvido em conjunto com um pequeno grupo de clientes líderes na Europa, para o preparar para o lançamento no mercado geral.

Em Portugal, o ISCTE MediaLab tem usado o Monitio desde 2021 e irá apresentar o seu caso de uso no Dia do Utilizador Monitio, em Madrid.

Jornal irlandês pede desculpa por publicar texto feito por IA

Citado no comunicado, Décio Telo, do ISCTE MediaLab, considera que “uma das funcionalidades mais poderosas da plataforma Monitio, que a distingue da concorrência, é a organização automática de milhares de artigos em grupos temáticos, com um alto nível de precisão e facilmente identificáveis numa excelente visão em árvore”.

Nos últimos dois anos, a plataforma tem sido desenvolvida e testada por uma colaboração pan-europeia entre a Priberam, a Deutsche Welle, a Universidade de Cambridge e a agência de relações públicas Scandinavian Communications.