“Seca”

O realizador italiano Paolo Virzì estabelece um cenário de catástrofe climática (não chove em Roma há três anos) em “Seca”, para rodar um filme “coletivo” em que circula uma série de personagens, algumas das quais com percursos entrelaçados. A premissa é mal explicada e pouco plausível (não chove apenas na cidade de Roma — terá um microclima próprio? —, ou em toda a região onde a capital italiana se inclui?), as personagens são quase todas caricaturais ou mal esboçadas  e as suas histórias pouco interessantes e com escasso sumo dramático, sendo que várias delas não têm nada a ver com a situação de seca extrema que se vive. No elenco aparecem, entre outros, Silvio Orlando, Valerio Mastandrea e Monica Bellucci numa estrela de cinema que despreza olimpicamente todas as restrições de consumo de água em vigor.

“Marinheiro das Montanhas”

Filho de um argelino radicado no Brasil e de uma brasileira, o realizador Karim Ainouz (“Madame Satã”, “Praia do Futuro”) foi visitar o país onde o pai nasceu, e fez um diário de viagem sob forma cinematográfica (que incorpora também imagens de filmes caseiros, de arquivos de atualidades e fotografias de família), registando paisagens, estados de espírito, apontamentos curiosos, encontros vários e contactos com parentes que nunca tinha encontrado, e que o receberam calorosamente e com curiosidade. Quer formalmente, quer do ponto de vista temático (o cineasta que se dirige ao país de origem de um dos familiares para saber mais sobre as suas raízes, e refletir sobre a sua identidade e sentimento de pertença), “Marinheiro das Montanhas” não acrescenta nada de especialmente novo a este formato documental “pessoalizado”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Velocidade Furiosa X”

O novo filme da aparentemente interminável série “Velocidade Furiosa”, centra-se na personagem de Dominic Toretto (Vin Diesel), que vai ser alvo, tal como a sua família, da vingança do filho de um traficante de droga brasileiro que ele e a sua equipa enfrentaram e derrotaram num dos títulos anteriores, tendo desmantelado a sua estrutura criminosa. Portugal foi um dos vários países em que “Velocidade Furiosa X” foi rodado pelo realizador Louis Leterrier, contando também com a atriz portuguesa Daniela Melchior num elenco em que surgem nomes habituais como Jason Statham, Charlize Theron, Helen Mirren, John Cena, Michelle Rodriguez ou Tyrese Gibson, bem como caras novas, caso de Brie Larsen, Michael Rooker, Jason Momoa (que interpreta Dante, o vilão) ou Rita Moreno.

Ciclo Kinuyo Tanaka — Parte II

A segunda e última parte do ciclo dedicado a Kinuyo Tanaka, a célebre atriz e também pioneira da realização japonesa (foi a segunda mulher a rodar filmes no seu país, e a primeira no pós-guerra), inclui os restantes três filmes dos seis que ela fez entre 1953 e 1962. Veremos “A Princesa Errante” (1960), o primeiro título a cores e em Cinemascope da cineasta, cuja história decorre entre os anos 30 e o final da II Guerra Mundial; “Mulheres da Noite” (1961), que assinala o reencontro de Kinuyo Tanaka com a argumentista de “Para Sempre Mulher”, Sumie Tanaka, e decorre após a ilegalização da prostituição no Japão, em finais da década de 50, quando a ocupação norte-americana tinha já terminado; e a concluir esta integral, a fita histórica “Senhora Ogin” (1962), a única deste género assinada por Tanaka, ambientada no Japão do século XVI.

“A Sindicalista”

Neste filme de Jean-Paul Salomé baseado em factos reais, Isabelle Huppert interpreta Maureen Kearney, uma sindicalista irlandesa a viver em França, representante a nível europeu os trabalhadores da Areva, a grande empresa estatal francesa de energia nuclear. Em 2004, agindo com base em informações de um quadro da empresa pública de eletricidade, ela denunciou a existência de um contrato secreto do governo com a China, que iria desmantelar a Areva e lançar milhares de pessoas para o desemprego. Kearney foi então atacada e violentada por estranhos em sua casa. Após a denúncia às autoridades, a sindicalista viu a situação virar-se contra ela, já que a polícia, após uma investigação pouco rigorosa, a transformou de vítima em acusada de fabricação (pode ler a crítica aqui).