A forte chuva que caiu ao final da tarde desta segunda-feira em Setúbal causou pelo menos dez ocorrências de inundações urbanas, sem registo de desalojados ou vítimas, adiantou à Lusa fonte da Proteção Civil.

Fonte do Comando Sub-regional da Peninsula de Setúbal referiu que a Proteção Civil registou 10 ocorrências de inundações urbanas. “Não há registo de danos, desalojados ou vítimas”, acrescentou a mesma fonte.

No local estiveram elementos dos Bombeiros Sapadores de Setúbal. De acordo com imagens divulgadas na redes sociais, como na página no Facebook “MeteoMira”, é visível ruas inundadas devido à chuva.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Dezassete distritos do continente estiveram, até às 21h00 horas desta segunda-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e trovoada, disse o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A exceção foi Bragança.

O alerta foi atualizado ao início da tarde, passando de seis para 17 distritos. As regiões afetadas pelo mau tempo — que inclui a possibilidade de queda de granizo e vento forte — deixaram de ser maioritariamente no sul e estendem-se a todo o país.

O aviso amarelo é emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA previa para esta segunda-feira no continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente muito nublado na região Sul, e aguaceiros, mais prováveis durante a tarde, sendo por vezes fortes e acompanhados de trovoada e rajadas de vento forte em especial nas regiões do Centro e do Sul.

A previsão apontava também para vento, em geral fraco, tornando-se moderado de noroeste durante a tarde no litoral oeste, e soprando por vezes moderado a forte nas terras altas.