O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, exortou esta terça-feira as Forças Armadas a garantir segurança no país durante o processo eleitoral e até à tomada de posse dos deputados a serem escolhidos nas legislativas de 04 de junho.

Sissoco Embaló falava aos militares, em parada, no Estado-Maior General das Forças Armadas, no Quartel-General, na Fortaleza da Amura, no centro de Bissau.

Acompanhado pelo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, general Biague Na Ntan, o Presidente guineense disse visitar o local enquanto comandante-em-chefe e não como político, para rever antigos colegas.

“Eu não sou violento”. Presidente da Guiné-Bissau lamenta ataque a dirigente político

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Umaro Sissoco Embaló serviu as Forças Armadas guineenses nos anos de 1990.

“Vim falar com os meus camaradas de trincheira, dizer-lhes para se afastarem dos políticos porque todas as sublevações que aconteceram neste país foram promovidas por políticos, mas quem acaba por pagar somos nós, os militares”, defendeu Embaló.

Dirigindo-se ao general Biague Na Ntan, o Presidente exortou-o para que todos os elementos das Forças Armadas trabalhem no sentido de garantir que o processo eleitoral decorra com tranquilidade até à tomada de posse dos novos deputados.

“Incumbi ao chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas para que as coisas corram bem. Penso que as eleições serão justas, livres e transparentes e quem perder vai saber respeitar a expressão da vontade da maioria”, observou Sissoco Embaló.

Guiné-Bissau: Portugal vai enviar 16 toneladas de material eleitoral

O Presidente guineense aproveitou para esclarecer que não se envolve na campanha eleitoral, por ser “árbitro do processo” e que ninguém o viu com “a camisola vestida ou a apelar ao voto para um determinado partido”.

Umaro Sissoco Embaló considerou que “talvez alguns partidos” estejam a interpretar mal as suas palavras durante a campanha eleitoral em curso e que deverá terminar a 2 de junho.

Em carta aberta dirigida ao chefe de Estado, a coligação eleitoral Plataforma Aliança Inclusiva (PAI) – Terra Ranka exigiu ao Presidente da Guiné-Bissau que pare de interferir na campanha eleitoral e cumprir a lei.

Integrada por cinco partidos, a coligação PAI-Terra Ranka é liderada pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), cujo presidente, Domingos Simões Pereira, o chefe de Estado já avisou que não irá nomear primeiro-ministro em caso de vitória eleitoral.

Eleições na Guiné-Bissau: regime está a gerar onda de violência que será incapaz de parar

O líder do Partido da Renovação Social (PRS), Fernando Dias também tem feito apelos no sentido de Umaro Sissoco Embaló se afastar da campanha eleitoral por não serem eleições para a escolha do Presidente da República.

O chefe das Forças Armadas guineenses, o general Biague Na Ntan, garantiu que “nada vai acontecer” durante o processo eleitoral e prometeu a paz e a tranquilidade na Guiné-Bissau.