790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

O novo capítulo de Obama na Netflix acontece entre os sonhadores das 9 às 5

Este artigo tem mais de 6 meses

“Trabalho – O que Fazemos o Dia Todo” é uma reflexão do rei-filósofo Barack Obama sobre aquilo em que decidimos empenhar os melhores anos da nossa vida e o cheque que nos dão em troca.

Esta é uma minissérie documental de quatro episódios representa talvez a vertente mais consistente e importante do trabalho público do casal depois da Presidência: uma reflexão sobre o lugar do trabalho nas nossas vidas e as transformações que está a sofrer.
i

Esta é uma minissérie documental de quatro episódios representa talvez a vertente mais consistente e importante do trabalho público do casal depois da Presidência: uma reflexão sobre o lugar do trabalho nas nossas vidas e as transformações que está a sofrer.

Esta é uma minissérie documental de quatro episódios representa talvez a vertente mais consistente e importante do trabalho público do casal depois da Presidência: uma reflexão sobre o lugar do trabalho nas nossas vidas e as transformações que está a sofrer.

Barack Obama é, de onde quer que se olhe, uma figura fascinante. Independentemente do nosso posicionamento político, não podemos contestar o magnetismo da personagem, o extraordinário caso de comunicação, o feito de – e este tem mesmo de pairar acima de qualquer partidarismo – ter sido um Presidente negro na América, a mesma América que só há pouco mais de 50 anos deu aos cidadãos negros o direito de votar. E ainda melhor: um Presidente negro na América que, quatro anos depois, foi reeleito.

Mas além disso. O trajeto de Obama pós-Presidência é ainda mais interessante. Não ficando para o mundo dos facilitadores de negócios nem para o dos santos em vida (sumidades que, de vez em quando, aparecem, como oráculos, póstumos a si mesmos), nem se cingindo ao lucrativo circuito das conferências, Obama decidiu exercer o seu soft power no mundo real. Como se reconhecesse no cidadão comum o maior dos influenciadores. E talvez – talvez – não esteja errado.

Queremos com isto dizer que vale muito a pena acompanhar as intervenções que tem tido na cultura popular recente, do podcast (e, depois, livro) “Renegades”, com Bruce Springsteen – que, antes, lhe compusera o hino para a primeira corrida eleitoral –, à extraordinária entrevista a David Letterman em “My Next Guest Needs No Introduction” (a conversa em “Conan O’Brien Needs a Friend” já não é tão interessante. Aí, recomendamos mais – e vivamente, aliás – as já várias participações de Michelle Obama), em que se confirma como um líder de pensamento sobre o nosso tempo, liberto agora, ainda por cima, da obrigação de agradar.

[o trailer de “Trabalho: O Que Fazemos o Dia Todo”:]

(Claro que isto depende da sua convicção, caro leitor: daquela que acredite ser a agenda de Obama. Pessoalmente, acredito que nem ele nem Michelle têm qualquer interesse em regressar à Casa Branca – ele, aliás, porque a Constituição lho proíbe; ela porque lho proibiria a ele, caso a Constituição não o fizesse.)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Trabalho – O que Fazemos o Dia Todo” (“Working – What We Do All Day”) é uma minissérie documental de quatro episódios que já está na Netflix, produzida pela Higher Ground, de Michelle e Barack Obama, e apresentada pelo segundo, e representa talvez a vertente mais consistente e importante do trabalho público do casal depois da Presidência: uma reflexão sobre o lugar do trabalho nas nossas vidas e as transformações que está a sofrer. Já em 2019, tinham impulsionado até à vitória do Óscar para melhor documentário o excelente “Uma Fábrica Americana”, acerca do choque cultural resultante das aquisições chinesas no tecido industrial americano. Agora, vão mais longe e de forma mais pessoalmente comprometida, numa reflexão em que milhões de trabalhadores pelo mundo inteiro não encontrarão dificuldade em se rever.

“Trabalho” / “Working” parte de um ponto interessante para outro: porque é que, a determinado momento, deixámos de contar histórias sobre pessoas comuns, em que os heróis eram de classe baixa ou, quando muito, média, e passámos a deslumbrar-nos com séries e filmes, novelas e reality shows sobre gente rica? Quanto mais rica, inacessível, exclusiva, melhor? Quando, na realidade, nunca, como agora, o trabalho foi uma parte tão grande das nossas vidas. Quando passámos da geração dos nossos pais ou avós, em que o trabalho servia para ganhar o dinheiro que nos pagasse as contas, para a nossa ou a dos nossos filhos, em que o trabalho tem de ter “um propósito”, um sentido, tem de nos satisfazer – melhor: realizar.

Selecionando criteriosamente apenas três setores – apoio social, hotelaria e tecnologia – Barack Obama percorre cada um deles da base ao topo da pirâmide

Na realidade, como perspetiva o título, trabalho é o que fazemos o dia inteiro – isto é: é aquilo que fazemos da vida e com a vida. Independentemente de todos os lirismos e escapismos que possamos buscar. O trabalho que fazemos vai ser aquilo que vai ocupar a maior parte do nosso tempo passado acordados aqui na Terra – e até prova em contrário, esse é mesmo todo o tempo que temos.

Selecionando criteriosamente apenas três setores – apoio social, hotelaria e tecnologia – Barack Obama percorre cada um deles da base ao topo da pirâmide: prestadores de serviços no primeiro episódio; classe média no segundo; empregos de sonho, aqueles que ocupam a luxuosa franja dos 9% que se saldam entre o 1% que ganha tanto quanto 90% e os ditos 90%, no terceiro; e, finalmente, os patrões. Isto é, vamos do condutor do Uber ao mogul da tecnológica. Da senhora que faz a cama no hotel, ao patrão da gigante Tata, dona de mil e uma coisas, incluindo aquele negócio. Passando por funcionários e gerentes, empreendedores e senadores. E nisto, traçar um retrato simultaneamente despretensioso e muito eloquente do mundo do trabalho hoje.

Quando todos sonhámos ser outra coisa qualquer, um robô ameaça o nosso posto de trabalho, palpita o medo perante o desaparecimento do mundo como o conhecíamos e agita a incerteza em relação ao que virá. Em que alpendre poderemos, enfim, descansar as costas, quando tivermos cumprido os nossos anos de serviço à pátria e à idade adulta. Uma reflexão sóbria e pertinente, sem deslumbres nem alarmismos. Muito recomendável.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora