790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Samsung apresenta novos smartphones dobráveis, com o Fold "mais fino, mais leve" e mais caro

Este artigo tem mais de 6 meses

Na apresentação da quinta geração de smartphones dobráveis da Samsung, um dos destaques foi para o Fold 5, o mais “fino” e “leve” de sempre. Existiu ainda espaço para novos tablets e smartwatches.

O Samsung Galaxy Z Fold 5 à esquerda e o Flip 5 à direita
i

O Galaxy Z Fold 5 à esquerda e o Flip 5 à direita

Samsung

O Galaxy Z Fold 5 à esquerda e o Flip 5 à direita

Samsung

O final do mês de julho foi o escolhido pela Samsung para apresentar a quinta geração dos seus smartphones dobráveis, que diz serem “líderes de mercado”. A tecnológica sul-coreana, que também revelou novidades no campo dos relógios inteligentes, destaca que os novos telemóveis têm “um forte desempenho e uma bateria otimizada alimentada pelo mais recente processador”.

“Experiências únicas”, um “design elegante e compacto”, “inúmeras opções de personalização” e um “desempenho poderoso”. São as promessas feitas, em comunicado, pela empresa relativamente ao Fold 5 e ao Flip 5, as duas novidades no segmento Galaxy Z (designação que é dada ao segmento de equipamentos dobráveis da Samsung).

O presidente e responsável da área de experiências mobile da Samsung, TM Roh, acredita que a tecnológica está a “revolucionar a indústria móvel com os seus dobráveis ao definir o padrão e melhorando continuamente a experiência”. “O Galaxy Z Flip 5 e o Galaxy Z Fold 5 são os mais recentes equipamentos que comprovam o nosso compromisso em satisfazer as necessidades dos nossos clientes através de tecnologia inovadora”, acrescentou.

A quinta geração desta gama de dobráveis, que inclui “uma maior variedade de materiais reciclados do que as anteriores”, tem preços bem acima da faixa dos mil euros. O preço do Flip 5 começa nos 1.249 euros, enquanto o do Fold 5 arranca nos 1.969 euros. A pré-venda destes smartphones inicia-se online esta quarta-feira, dia 26 de julho, chegando às lojas apenas em agosto, a partir do dia 11.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Samsung Galaxy Z Fold 5 O Samsung Galaxy Z Fold 5

Samsung

Galaxy Z Fold 5, o mais “fino” e “leve” de sempre

Algumas das principais novidades estão no Fold 5, o smartphone que pode ser dobrado como um livro. Segundo a Samsung, este é o Fold “mais fino e leve de sempre”, e tem uma “bateria de longa duração”, ao mesmo tempo que “oferece o desempenho mais potente da série Galaxy Z”.

Devido ao “grande e envolvente ecrã”, continua a existir um foco claro na área da produtividade. Com uma barra de tarefas “melhorada”, os utilizadores deste telemóvel dobrável vão conseguir alternar “rapidamente” entre as aplicações que mais usam. “Agora, com a possibilidade de ter até quatro aplicações [abertas] será possível um trabalho mais eficiente”.

O utilizador conseguirá também ter uma aplicação a ser executada em segundo plano. Ou seja, será possível ver vídeos em ecrã inteiro e conversar com amigos “num pop-up flutuante” que aparece ao lado do ecrã. Tal como acontecia no modelo anterior, este também tem uma câmara traseira tripla, com uma lente grande angular de 50 MP e uma teleobjetiva de 10 MP. No aparelho apresentado este ano o brilho máximo aumentou “mais de 30%”.

Samsung apresenta a quarta geração de telefones dobráveis. Fold 4 ultrapassa fasquia dos 1.850 euros

O preço do Fold 5 varia consoante o armazenamento interno escolhido: 1.969 euros (256 Gigabytes, GB), 2.089 euros (512 GB) e 2.329 euros (1 Terabyte, TB). Ainda em pré-venda, estará disponível em várias cores: Icy Blue, Phantom Black, creme, cinzento e azul (as duas últimas estarão disponíveis apenas online).

Quais são as principais características do Galaxy Z Fold 5?

  • Ecrã principal de 7,6 polegadas Dynamic AMOLED 2X. Resolução de 2.176 por 1.812.
  • Ecrã traseiro de 6,2 polegadas, com uma resolução de 2.316 x 904.
  • Câmara frontal exterior com sensor de 10 MP, F 2.2.
  • Câmara frontal interior de 4 MP, F 1.8.
  • Câmara traseira tripla: ultra grande angular de 12 MP e F 2.2; grande angular com 50 MP e teleobjetiva de 10 MP.
  • Processador Snapdragon 8 + Gen 2.
  • 12 GB de memória com três diferentes configurações de armazenamento interno: 1 TB, 512 GB ou 256 GB.
  • Bateria dupla de 4.400 mAh, com carregamento com fios, carregamento rápido sem fios e Wireless PowerShare.
  • Resistência à água com norma IPX8.
  • Sistema operativo Android 13.

Flip 5 “adiciona melhorias de Inteligência Artificial” à experiência da câmara

Novas funcionalidades tem também o  Flip 5, o telemóvel que se dobra em formato ‘concha’. No caso deste modelo, durante a apresentação foi dada especial ênfase àquela que é descrita como a “câmara mais versátil num smarpthone Samsung Galaxy”.

Uma das promessas feitas pela empresa é que os utilizadores vão conseguir tirar “selfies de elevada qualidade com a câmara traseira, graças à maior Flex Window”. O novo ecrã exterior é 3,78 vezes maior do que o da geração anterior: tem 3,4 polegadas e uma resolução de 720 x 748, ao contrário do Flip 4 que tinha 1,9 polegadas e uma resolução de 260 x 512.

Outro dos aspetos destacados pela empresa é que será possível, através do Dual Preview, o utilizador ver-se a si próprio ao tirar uma fotografia de um amigo “para que possa fazer ajustes em tempo real”.

O Flip 5, que permite navegar pelo histórico de chamadas e responder a mensagens de texto sem ser aberto, “adiciona melhorias de Inteligência Artificial à poderosa experiência da câmara que trazem para a vida todas as fotografias”. Será um algoritmo de processamento de imagem alimentado por essa tecnologia que conseguirá corrigir ruídos visuais que possam, eventualmente, estar nas fotografias.

O Samsung Galaxy Z Flip 5 O Samsung Galaxy Z Flip 5

Samsung

Quando comparado com o modelo da geração anterior, este tem menos uma configuração de armazenamento interno. O Flip 4, que tinha três configurações distintas, começava no 128 GB, “nível” que foi eliminado. O Flip 5 tem apenas duas: 256 GB e 512 GB.

O Flip 5 estará disponível em várias cores – mint, graphite, lavender, creme, cinzento, azul, verde e amarelo (estas quatro últimas disponíveis apenas online). Tal como acontece no Fold 5, também aqui preços variam consoante o armazenamento interno escolhido: 1.249 euros (o que tem 256 GB) e 1.369 euros (o que tem 512 GB).

Quais são as principais características do ​Galaxy Z Flip 5?

  • Ecrã principal de 6,7 polegadas FHD+, com uma resolução de 2.640 por 1.080.
  • Ecrã exterior de 3,4 polegadas Super AMOLED 60Hz Display, com uma resolução de 720 x 748.
  • Câmara frontal de 10 MP, com F2.2.
  • Câmara traseira dupla de 12MP ultra grande angular com F 2.2 e 12 MP grande angular com F 1.8.
  • Processador Snapdragon 8 + Gen 2.
  • Memória RAM de 8 GB com duas configurações distintas de armazenamento interno: 512 GB e 256 GB.
  • Bateria dupla de 3.700 mAh. Carregamento rápido sem fios 2.0, carregamento com fios e Wireless PowerShare.
  • Resistência à água com norma IPX8. “Baseado em condições de teste de laboratório para submersão até 1,5 metros de água doce durante 30 minutos. Não aconselhado para utilização na praia ou na piscina”, diz a empresa.
  • Sistema operativo Android 13.

Os smartwatches com a “moldura mais fina de sempre”

Durante a apresentação da Samsung existiu ainda tempo para novidades no campo dos dispositivos wearable, com a chegada dos relógios inteligentes Watch 6 e Watch 6 Classic. Estes smartwatches apresentam “a moldura mais fina de sempre, para o maior ecrã de sempre num Galaxy e uma interface mais interativa”.

A empresa destaca que o Watch 6 tem uma moldura 30% mais fina, enquanto o Classic tem uma moldura rotativa 15% mais fina. Com foco na área da saúde, esta gama permite, por exemplo, analisar os padrões de sono dos utilizadores, desde o tempo total em que dormiram aos ciclos que fizeram. A Samsung diz que o programa “Treino de Sono permite aos utilizadores colocar em prática os conhecimentos sobre o sono com instruções, dicas e alertas personalizados”.

Samsung Watch6 Series Samsung Watch6 Series

Samsung

Além do foco no sono, há também novidades quanto à produtividade. A partir deste outono, as aplicações do Google Calendar e do Gmail estarão disponíveis nos smartwatches exclusivamente através do sistema operativo Wear OS.

Com um ecrã 20% maior, o que permite apresentar mais texto e ainda ter um teclado maior, a série Galaxy Watch 6 tem uma bateria maior e um consumo mais reduzido. Desta forma, com “oito minutos de carregamento rápido, os utilizadores podem adicionar mais oito horas”.

Como os relógios inteligentes têm duas dimensões diferentes cada, haverá baterias de diferentes dimensões. A versão de 44 milímetros do Watch 6 vai ter 425 mAh, enquanto a de 40 milímetros terá 300 mAh. Por sua vez, a versão de 47 milímetros do Classic terá 425 mAh e a de 43 milímetros vai ter 300 mAh.

Os preços dos modelos variam consoante o tamanho e a versão (se é Bluetooth ou LTE). Desta forma, o Classic estará disponível a partir dos 419,90 euros (com 43 milímetros na versão Bluetooth) e pode chegar aos 499,90 euros (com 47 milímetros e a versão LTE). Por sua vez, o Watch 6 custa menos 100 euros tanto na versão mais barata como na mais cara: começa nos 319,90 euros (com 40 milímetros e Bluetooth) e pode chegar aos 399,90 euros (com 44 milímetros e LTE).

Por fim, a Samsung apresentou a sua nova série de tablets com três modelos, Galaxy Tab S9, S9+ e S9 Ultra, que estão equipados com “o mais rápido processador que ajuda a promover o streaming, os jogos ou as maratonas de edição de vídeo”.

Com um ecrã de grandes dimensões e uma câmara de vapor interna “mais eficiente”, para arrefecer o equipamento, os utilizadores destes tablets vão conseguir ter até três aplicações em execução em simultâneo e organizadas “num formato de grelha facilmente ajustável”. O preço desta série varia consoante os modelos: o Tab S9 começa nos 969,90 euros, o Tab S9+ arranca nos 1199,90 euros e o Tab S9 Ultra nos 1429,90 euros.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora