As empresas tecnológicas já começam a levantar a ponta do véu sobre os equipamentos que, daqui a alguns meses, vão marcar presença na concorrida época de compras natalícia. Como tem sido habitual ao longo dos últimos anos, a sul-coreana Samsung volta a escolher agosto para anunciar novos modelos, dedicando atenções ao segmento dos telefones dobráveis.

Os Fold 4 e Flip 4 são as novidades do segmento Galaxy Z, a designação para a área de equipamentos dobráveis da marca, uma linha que foi iniciada em 2019. Nesse ano, a empresa agitou as águas com o lançamento do primeiro Fold, na altura numa fasquia de preços ainda mais elevada, acima dos dois mil euros.

Três anos depois, a gama Galaxy Z continua em expansão, com o presidente e responsável da área de experiências mobile da Samsung, TM Roh, a notar que “o entusiasmo pelos dispositivos dobráveis continua a crescer”, detalhando uma “audiência cada vez maior” por estes equipamentos.

Atualmente, esta é a linha mais cara da Samsung, com equipamentos que estão muito acima da faixa dos mil euros — afinal, a (ainda) novidade de ter um smartphone com um formato diferente do habitual paga-se. O Flip 4, por exemplo, arranca nos 1.149 euros, enquanto o Fold 4 tem um preço recomendado a partir de 1.859 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As promessas da marca para esta quarta geração de dobráveis concentram-se em “maior produtividade”, “personalização” e ainda numa “experiência de utilização e desempenhos melhorados”.

Esta linha Galaxy Z pode ser dividida em duas características principais: o telefone que se dobra em formato “concha”, o chamado modelo Flip, e o dispositivo que pode ser dobrado como um livro, o Fold. Este foi, aliás, o primeiro formato que a tecnológica experimentou, só um ano mais tarde lançando o Flip no mercado.

Comecemos pelo Flip 4. Na apresentação feita pela Samsung, as grandes diferenças nesta geração estão ligadas a alterações na experiência de câmara, a uma bateria maior e em mais opções de personalização, tirando já partido do ecrã exterior do equipamento. Na câmara, por exemplo, a empresa menciona a FlexCam, uma funcionalidade que permitirá captar fotografias a partir de diferentes ângulos – dependendo da posição em que o telefone esteja colocado, o utilizador poderá perceber o que está a ser captado recorrendo aos diferente ecrãs do telefone.

O Galaxy Z Flip 4, totalmente fechado, à direita.

A empresa detalha que, através de uma parceria feita com a Meta, a “Flexcam é otimizada para as plataformas sociais mais populares”, mencionando redes sociais como o Facebook, Instagram ou a aplicação de mensagens WhatsApp. Através do modo Quick Shot – que foi melhorado, diz a Samsung – será possível tirar selfies diretamente a partir do ecrã exterior.

Uma das grandes diferenças está ligada à bateria – enquanto o antecessor tinha uma bateria com 3.300 mAh, o Flip 4 sobe a fasquia para os 3.700 mAh. Uma melhoria, uma vez que a capacidade da bateria era apontada no modelo anterior como uma questão que tinha margem para evoluir. Outra das novidades é ainda a inclusão do carregamento mais rápido neste equipamento, com a promessa de conseguir ter 50% de carga em cerca de 30 minutos.

A nível visual, em comparação com o antecessor, as dobradiças estão mais finas e o smartphone passou a ter vidros traseiros contrastantes. O smartphone vai estar disponível em várias cores – Bora Purple, Graphite, Pink Gold ou Azul.

O preço recomendado do Flip 4 para o mercado português arranca nos 1.149 euros, com variações consoante o armazenamento interno escolhido. As pré-vendas para este equipamento arrancam esta quinta-feira, 10 de agosto, chegando às lojas uns dias mais tarde, a 26 de agosto.

Quais são as principais características do Flip 4?

  • Ecrã principal de 6,7 polegadas FHD+, com resolução de 2.640 x 1.080
  • Ecrã exterior de 1,9 polegadas Super AMOLED Display, com resolução de 260 x 512
  • Câmara frontal de 10 MP, com F 2.4
  • Câmara traseira dupla de 12 MP ultra grande angular, com F 2.2 e 12 MP grande angular, com F 1.8
  • Memória RAM de 8 GB, com três configurações de armazenamento interno – 128 GB, 256 GB e 512 GB
  • Processador Snapdragon 8+ Gen 1
  • Bateria de 3.700 mAh. Carregamento sem fios e carregamento rápido
  • Sistema operativo Android 12
  • Resistência à água com norma IPX8 – condições de ensaio para submersão até 1,5 metros de água doce durante até 30 minutos

Fold 4 vai estrear versão do Android criada para ecrãs de maiores dimensões

A quarta geração do Fold vai ter uma novidade na área do software, com a Samsung a prometer que será o primeiro dispositivo a ser lançado com o Android 12L, uma versão do sistema operativo Android, desenvolvido pela Google, a pensar nos ecrãs de maiores dimensões. Como resultado de outra parceria, a estabelecida com a Meta, a aplicação do Facebook também vai refletir uma experiência mais adaptada às dimensões deste ecrã.

Samsung Galaxy Z Fold 4.

Com um ecrã com dimensões generosas, um dos grandes trunfos deste equipamento, há um foco claro na área da produtividade (até porque existe compatibilidade com a caneta S-Pen).  O modo de Multitarefa, por exemplo, vai contar com um novo conjunto de gestos para navegar no ecrã – para ser possível alternar entre aplicações de ecrã inteiro ou então escolher dividir o ecrã do equipamento. E, à conta ainda da parceria com a Google, haverá novidades no uso de aplicações como o Chrome ou o Gmail, que passarão a ser compatíveis com “drag-and-drop”, acelerando a tarefa de copiar e colar texto ou fotografias.

Nas câmaras, habitualmente uma das áreas onde os utilizadores são mais exigentes, este novo modelo conta com uma câmara traseira tripla, onde o destaque vai para uma lente grande angular de 50 MP. Já a câmara instalada na capa do equipamento tem um sensor de 10 MP.

À semelhança do Flip 4, também as pré-vendas do Fold 4 arrancam esta quinta-feira, mas com um preço diferente: a versão com menor capacidade deste equipamento vê os preços começarem nos 1.859 euros (configuração com 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno).

Pode recuperar aqui a análise feita pelo Observador ao modelo anterior, o Fold 3 5G. 

Análise Galaxy Z Fold3 5G em 3 gifs. Um telemóvel para quem quer um ecrã dobrável (e tem dinheiro para isso)

Quais são as principais características do Fold 4?

  • Ecrã principal de 7,6 polegadas Dynamic AMOLED 2X. Resolução de 2.176 x 1.812
  • Ecrã na capa de 6,2 polegadas, com resolução de 2.316 x 904
  • Câmara da capa com sensor de 10 MP, F 2.2
  • Câmara oculta do ecrã de 4 MP, F 1.8
  • Câmara traseira tripla de 12 MP (ultra grande angular) e F 2.2; grande angular com 50 MP e câmara telefoto de 10 MP
  • Processador Snapdragon 8+ Gen 1
  • 12 GB de RAM com diferentes configurações de armazenamento interno (256 GB, 512 GB ou 1 TB)
  • Bateria de 4.400 mAh, com carregamento super rápido e carregamento sem fios
  • Resistência à água com norma IPX8
  • Sistema operativo Android 12L (adaptado a ecrãs de maiores dimensões)

Novidades também na área dos wearables

No campo dos dispositivos wearable a empresa apresentou a quinta geração de relógios inteligentes, com a apresentação do Watch 5 e do Watch 5 Pro, com foco na área da saúde. O Watch 5 contará com um sensor BioActive, que já foi apresentado no modelo anterior, mas que agora concentra funcionalidades que permitirão medir a frequência cardíaca, eletrocardiograma e ainda a análise de impedância bioelétrica (método de análise da componente corporal). Há ainda outra diferença: neste modelo o sensor vai ter uma maior superfície de contacto com o pulso o que, segundo a Samsung, permitirá ter métricas de saúde mais precisas.

Os Galaxy Watch 5.

Além da introdução de mais funcionalidades ligadas à captação dos padrões de sono, a bateria deste equipamento também foi alvo de alterações – é 13% maior nesta versão – e o carregamento promete ser 30% mais rápido face ao Watch 4. Como este relógio vai ter duas dimensões diferentes – uma versão com um mostrador de 44 milímetros e outra com 40 – haverá baterias de diferentes dimensões. A versão de 40 milímetros vai ter 284 mAh e a de 44 será maior, com 410 mAh.

Já o Watch 5 Pro, mais virado para os praticantes de atividades ao ar livre, tem na bateria o grande ponto de destaque – é 60% maior face ao Watch 4, de longe a maior bateria já usada num smartwatch da marca, com 590 mAh. Sendo mencionada a prática de desportos mais radicais, foi pensado para ter um design mais resistente, recorrendo a um ecrã em cristal de safira e uma armação de titânio.

Galaxy Watch 5 Pro.

Os modelos têm diferentes preços – o Watch 5 estará disponível a partir de 299 euros (versão Bluetooth) e 349 euros (versão LTE); já o Watch 5 Pro com um ecrã de 45 milímetros arranca nos 469 euros (versão Bluetooth) e 519 euros (versão LTE).