Cerca de um mês depois de Elon Musk ter alterado oficialmente o nome e o logótipo da rede social, o proprietário do antigo Twitter admite que o X “pode falhar”. A revelação surge depois de uma falha ter apagado fotografias e links publicados antes de dezembro de 2014.

Durante este fim de semana, os utilizadores da rede social aperceberam-se de que os antigos “X’s” daquele período não estavam a ser exíbidos. No lugar dos conteúdos multimédia surgiam hiperligações que não funcionavam. Entre eles, a conhecida selfie que Ellen DeGeneres tirou na cerimónia dos Óscares de 2014 com personalidades como Brad Pitt, Angelina Jolie, Julia Roberts, Bradley Cooper e Maryl Streep. Entretanto recuperada, é a fotografia com mais “retweets” da história da rede social, contando com mais de cinco milhões de partilhas.

Do pássaro azul ao X. Elon Musk altera oficialmente nome e logótipo do Twitter

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um dos utilizadores que chamou a atenção para a falha foi o informático Tom Coates que a classificou como “vandalismo épico de Musk” numa publicação onde mostra a falta das fotografias nos seus antigos “X’s”. Segundo o The Guardian, outros utilizares do X especulam que a falha foi causada por uma tentativa para poupar os custos do armazenamento de dados.

Já Elon Musk referiu-se à falha como um problema comum entre as redes sociais. “A triste verdade é que não há grandes ‘redes sociais’ neste momento”, escreveu o proprietário de X, acrescentando: “Podemos falhar, como muitos previram, mas vamos fazer o possível para que haja pelo menos uma plataforma.”

Utilizadores da rede social X vão deixar de poder bloquear outras contas

Esta segunda-feira, o X avançou que o “problema será totalmente resolvido nos próximos dias” e que nenhuma imagem ou dados foram perdidos.

Na semana passada surgiram relatos de que o acesso ao X e a outras redes sociais — como o Facebook e o Instagram — estava com um atraso de cinco segundos. Segundo o jornal britânico, também os sites do New York Times e da Reuters estiveram na mesma situação.

Não é a primeira vez que o antigo Twitter sofreu falhas desde que Elon Musk se tornou proprietário. No início deste ano os utilizadores aperceberam-se de que não conseguiam publicar ou enviar mensagens uns aos outros. Recebiam uma notificação que dizia que tinham “ultrapassado o limite diário de envio de tweets”. As mensagens diretas também não funcionavam.