São relatos contraditórios. A Ucrânia garante que a Roménia foi atingida por drones russos durante a noite, durante um ataque a infraestruturas portuárias ucranianas no rio Danúbio. No entanto, da Defesa aos Negócios Estrangeiros, várias pastas governamentais romenas vieram já negar.

A manhã foi ainda dominada pela visita do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, a Sochi, estância balnear russa, onde esteve reunido com o Chefe de Estado. O acordo dos cereais no Mar Negro foi o tema principal, ainda que a posição russa não se tenha alterado. Depois da reunião com Putin, Erdogan deverá reunir com Zelensky.

A tarde desta segunda-feira foi marcada pelo anúncio de que o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, se vai deslocar à Rússia durante o mês de setembro para se encontrar com o Presidente russo, Vladimir Putin. Em cima da mesa vai estar o apoio norte-coreano ao esforço de guerra russo na Ucrânia, nomeadamente o fornecimento de armas e a cooperação militar entre os dois países.

Ao final do dia, a Ostorozhno Media revelou uma fotografia do general russo Sergei Surovikin, que não era visto publicamente desde a tentativa da rebelião do Grupo Wagner.

Esta segunda-feira foi ainda marcada pelas declarações do Papa Francisco que abordou a polémica suscitada pelas suas afirmações quando se dirigiu a um grupo de estudantes russos, e que segundo as autoridades de Kiev pretendiam difundir o “imperialismo russo”. O Papa afirmou que na verdade se referia ao legado cultural quando elogiou a “Grande Rússia”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O que se passou durante a noite?

  • Depois do encontro com o Presidente russo, Recep Tayyip Erdogan deverá reunir com Volodymyr Zelensky.
  • Vladimir Putin considerou “um fracasso” a contraofensiva ucraniana, que completa três meses, depois de se reunir com o seu homólogo turco.
  • O piloto russo que desertou para a Ucrânia explicou numa entrevista como é que planeou a operação com os serviços secretos militares e apelou ao militares russos para que sigam o mesmo plano.
  • O general russo Sergei Surovikin foi visto e fotografado em publico pela primeira vez desde a tentativa de rebelião de Yevgeny Prigozhin e do Grupo Wagner em junho.
  • Os cinemas de Moscovo vão passar a exibir os filmes “Barbie” e “Oppenheimer” com os nomes “Dubak” e “Speed Dating” depois de o Ministério da Cultura russo os ter considerado incompatíveis com o espírito tradicional e os valores morais do país.
  • Kim Jong-un vai deslocar-se à Rússia em setembro, para se encontrar com Vladimir Putin. Em cima da mesa vai estar o apoio norte-coreano ao esforço de guerra russo na Ucrânia.
  • O Papa Francisco justificou que não elogiou o imperialismo russo, mas exortou “a conservar a herança” e “a transmissão da cultura russa” quando elogiou recentemente a “Grande Rússia”, provocando forte desconforto em Kiev.
  • Todos os centros comerciais da capital ucraniana estão sob o alerta de ameaça de bomba, avançou a administração militar de Kiev no Telegram.
  • O Presidente ucraniano, Volodomyr Zelensky, visitou a frente de combate contra as tropas russas na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, segundo uma mensagem que difundiu na sua conta no Telegram.
  • O primeiro-ministro da Albânia fez uma piada dirigida a Vladimir Putin sobre a morte de Yevgeny Prigozhin durante o Fórum Estratégico de Bled, que decorreu na Eslovénia nos dias 28 e 29 de agosto

O que se passou durante a manhã?

  • O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, esteve reunido com Vladimir Putin em Sochi. Um dos temas mais abordados na reunião foi o acordo dos cereais do Mar Negro. Moscovo manteve a posição e quer ver sanções levantadas. Putin revelou que Rússia está a fechar um acordo para fornecer cereais gratuitos a seis países africanos.
  • A Ucrânia disse que drones russos caíram e detonaram em território romeno, depois de uma noite de ataques a infraestruturas portuárias do rio Danúbio. A Roménia nega “categoricamente” incidente. Kiev diz ter provas fotográficas.
  • Uma ativista entrou na Praça Vermelha, em Moscovo, enrolada em bandeira ucraniana. Foi detida pelas autoridades russas.
  • Oleksii Reznikov, até então ministro da Defesa ucraniano, entregou a carta de demissão ao presidente do parlamento ucraniano. Na noite de domingo, Volodymyr Zelensky anunciou a substituição do ministro por Rustem Umerov, líder da comunidade tártara da Crimeia.

  • As forças ucranianas abateram 17 drones russos no sul da região de Odessa, na Ucrânia, num ataque que danificou vários edifícios no distrito da cidade portuária de Izmail.
  • Aviões russos terão destruído embarcações Willard Marine Sea Force, barcos militares rígidos insufláveis, onde seguiam forças ucranianas, a caminho da Crimeia, avança o ministério da Defesa da Rússia.
  • A Rússia lançou mais ataque noturno a infraestruturas portuárias junto ao rio Danúbio, visando desta vez o porto de Izmail.