Depois de tudo o que se passou no domingo no Estádio do Dragão entre FC Porto e Arouca, e que teve vários capítulos de continuidade em forma de comunicado (não só dos portistas mas também do Conselho de Arbitragem da Federação, da Altice, do Benfica e do Sporting), o universo azul e branco volta a ter mais uma polémica nascida, criada e circunscrita às redes sociais mas com abalos que vão sair das mesmas.

Cristo entrou em campo e os santos caíram do andor (a crónica do FC Porto-Arouca)

A propósito de uma publicação no Facebook sobre o regresso de Francisco Conceição à Invicta por cedência de uma temporada do Ajax, Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto e membro do Conselho Superior do clube eleito no último sufrágio, criticou também Sérgio Conceição, tratando-o como “falhado”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Agora teremos o Mini [n.d.r.: Francisco Conceição]. Que saiu a dizer mal e de borla. E o Sérgio Conceição de volta a fazer cenas no banco. E continua tudo cego. Culpam a SAD, os jogadores, os árbitros, o VAR, até o apanha bolas, o anti-jogo dos adversários… Ninguém vê o óbvio. Temos um treinador falhado. Agradeçamos o passado e xau que se faz tarde. Porque com ele não vamos lá. E não tem fair play“, terá escrito o líder portuense numa resposta a uma outra publicação no Facebook que entretanto apagou.

Pinto da Costa: “Se o Rui Moreira se tivesse candidatado merecia o meu apoio e eu não avançava”

Ainda assim, o print screen desse mesmo comentário, que não foi o primeiro em que Rui Moreira deixou críticas ao técnico que chegou ao Dragão no verão de 2017 e bateu todos os recordes de jogos, vitórias e títulos pelos azuis e brancos, não tardou a rodar pelas redes sociais, com Fernando Madureira, líder da claque Super Dragões (que na altura da saída de Francisco Conceição não deixou também de fazer reparos), a defender o treinador. “Falhado é o presidente da Câmara arguido num processo de corrupção”, escreveu o líder da principal claque dos azuis e brancos. “Vergonha é ser eleito pelos sócios e não comparecer nas reuniões do Conselho [Superior]”, acrescentou mais tarde Fernando Madureira no Instagram.

No ano passado, exatamente por esta altura após a quarta jornada e a derrota do FC Porto em Vila do Conde frente ao Rio Ave, Rui Moreira já tinha sido muito crítico com a equipa e com o técnico. “Esta equipa com laterais fracos e subidos e centrais lentos parece o Argoncilhe”, “Veja quem saiu do plantel desde há um ano… e quem veio. Entretanto temos a equipa técnica mais cara da Liga”, “Vergonha é não jogarmos nada” e “Centrais lentos e um meio-campo incompreensível” foram alguns dos comentários feitos no Facebook. Já a seguir à derrota com o Club Brugge e consequente ataque ao carro onde seguia a família de Sérgio Conceição, Rui Moreira mostrou a sua solidariedade com o treinador dos azuis e brancos e com os visados da ação.

Pinto da Costa elogia Sérgio, “a alma mater da equipa”, e dedica 63.º troféu no FC Porto a Rui Moreira: “Tentam abanar mas mantém-se firme”

[Já saiu: pode ouvir aqui o quinto episódio da série em podcast “Um Espião no Kremlin”, a história escondida de como Putin montou uma teia de poder e guerra. Pode ainda ouvir o primeiro episódio aqui, o segundo episódio aqui, o terceiro episódio aqui e o quarto episódio aqui.]