A Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande (AVIPG) vai entregar no domingo mochilas de primeiros socorros a associações deste concelho e de Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos.

“A AVIPG, por considerar que a segurança e socorro das populações mais isoladas e envelhecidas das aldeias é um assunto de extrema importância e que deve ocorrer todo o ano, irá entregar a mochila às associações em atividade” de diversas aldeias.

A iniciativa, em referência à “memória de Andrew Smiler”, uma das vítimas dos incêndios de outubro 2017 na Região Centro, tem o apoio da Comunidade Israelita do Porto, divulgou a AVIPG.

À agência Lusa, a presidente da AVIPG, Dina Duarte, explicou que serão entregues 20 mochilas ao mesmo número de associações, numa ação que já ocorreu no passado e que se pretende tenha continuidade no futuro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Há uns anos fizemos a entrega [de 25 mochilas] a algumas associações e, neste momento, vamos continuar, porque achamos que fará todo o sentido que as associações das aldeias, que é onde as pessoas convivem e também onde elas se encontram e será, eventualmente, também um ponto de encontro, caso haja algum incidente”, afirmou Dina Duarte.

Segundo a dirigente, a iniciativa pretende dotar estas associações das aldeias “com uma mochila de primeiros socorros e de sobrevivência”, para “caso aconteça alguma coisa, algo menos favorável, possa servir numa primeira fase”.

A mochila, com um kit de diversos artigos, permite ser usada em acidentes, queimaduras ou quedas, numa primeira ação de socorro.

A responsável salientou que a Comunidade Israelita do Porto deu um donativo à AVIPG, que entendeu que, com parte desse valor, “faria todo o sentido” retomar a iniciativa da distribuição das mochilas, para que as “comunidades mais envelhecidas e mais isoladas tivessem junto a elas” este equipamento.

Há aldeias que, inclusive, não têm uma associação, mas há pessoas que fizeram, por exemplo, uma ação de primeiros socorros connosco há um ano e que nós consideramos que são elas as zeladoras daquela mochila naquela aldeia”, adiantou, referindo que o objetivo é repetir esta medida.

Segundo Dina Duarte, a associação está a ponderar a entrega de mochilas de primeiros socorros em escolas, caso necessitem.

A entrega vai ser efetuada na sede da AVIPG, na freguesia da Graça, concelho de Pedrógão Grande, pelas 14h30 de domingo.

Os incêndios que deflagraram em junho de 2017 em Pedrógão Grande e que alastraram a concelhos vizinhos provocaram a morte de 66 pessoas, além de ferimentos a 253 populares, sete dos quais graves.

Os fogos destruíram cerca de meio milhar de casas e 50 empresas.

Mais de dois terços das vítimas mortais (47 pessoas) seguiam em viaturas e ficaram cercadas pelas chamas na Estrada Nacional 236-1, entre Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, no interior norte do distrito de Leiria, ou em acessos àquela via.

Os incêndios de outubro de 2017 na região Centro provocaram 49 mortos e cerca de 70 feridos, registando-se ainda a destruição, total ou parcial, de cerca de 1.500 casas e mais de 500 empresas.