A produção de vinho em Portugal vai crescer este ano, mas abaixo do esperado devido a intempéries, calor excessivo e doenças, afirmou esta segunda-feira o presidente executivo da ViniPortugal, Frederico Falcão.

O Instituto da Vinha e do Vinho estimou, no final de julho, um aumento de produção na campanha de 2023/2024 a rondar os 8% para um volume de 7,4 milhões de hectolitros em relação à campanha anterior, mas este responsável considerou que a projeção está desatualizada.

“Depois disso, já tivemos alguns acidentes climáticos, como granizo na região de Trás-os-Montes, na região do Douro, também um bocadinho na região dos Vinhos Verdes”, disse à Agência Lusa, à margem de uma prova de vinhos em Londres.

Vindimas: a grande celebração do vinho

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Falcão referiu também problemas com míldios e doenças que afetam a vinha em várias regiões e com secura devido às temperaturas muito altas, que deverão resultar em perdas de produção. “É muito provável que não acabe com o aumento de 8%, mas ainda assim estamos a estimar um aumento de produção“, vincou.

O presidente da ViniPortugal antecipou, por exemplo, que a produção de vinho nos Açores vai crescer, mas abaixo daquilo que era esperado, tal como em Trás-os-Montes.

“O Douro vai ter algumas quebras em relação ao que esperava. O Dão vai ter um crescimento melhor do que esperava. Ainda não há contas feitas, mas de facto houve aqui um impacto“, admitiu. Falcão reconhece ser difícil aos viticultores reduzir o impacto de intempéries e do calor.

“Aqui não há grandes soluções. Depois destes grandes acidentes climáticos não há muito a fazer, há que apanhar a uva rapidamente, aquela que se puder salvar“, explicou.

Governo volta a alterar normas do apoio à reestruturação da vinha

Frederico Falcão falava à margem da prova anual de vinhos portugueses em Londres, que este ano mobilizou 23 produtores para apresentar cerca de 200 vinhos, representando nove regiões vitivinícolas distintas.

A ViniPortugal (Organização Interprofissional do Vinho de Portugal) agrupa estruturas associativas e organizações de profissionais ligadas ao comércio, produção, cooperativas, destiladores e aos agricultores, com a missão de promover os vinhos portugueses no exterior.

Dados do primeiro semestre de 2023 revelaram um aumento na exportação de vinhos portugueses para o Reino Unido, com um crescimento de 43,85% em valor e 18,15% em volume relativamente ao mesmo período de 2022. O valor total destas exportações foi de aproximadamente 43,5 milhões de euros. 

Parte deste desempenhou vinga uma aposta na promoção junto de garrafeiras independentes e restaurantes com cartas de vinhos ou sommeliers para tentar posicionar os vinhos portugueses numa gama de maior qualidade, com preço mais alto.

Região dos Vinhos Verdes espera um bom ano produtivo

Mas o presidente da ViniPortugal reconhece que o crescimento das exportações também se deveu à correria de alguns importadores em aumentar os stocks antes da entrada em vigor de uma nova tabela tarifária sobre as medidas alcoólicas.  Desde agosto, o imposto sobre o vinho de mesa subiu em cerca de 20% e o vinho fortificado, como o vinho do Porto, em cerca de 44%.

“Não acredito que consigamos terminar com este crescimento tão alto. A esperança é que haja um bocadinho de quebra ou desaceleramento até ao final do ano, mas que depois que o mercado se ajuste aos novos preços” em 2024, declarou.