O fundador do semanário Expresso e presidente do grupo Impresa, Francisco Pinto Balsemão, recebeu esta quinta-feira com “emoção e gratidão” as Chaves da Cidade do Porto, destacando que este foi “um grande e relevante momento” da sua vida.

É um grande e relevante momento da minha vida. O Porto não é apenas uma cidade grande. O Porto é uma grande cidade, com tudo o que uma grande cidade significa”, afirmou Francisco Pinto Balsemão durante a cerimónia de atribuição.

O fundador do Expresso e presidente do grupo Imprensa disse ser “com emoção e com gratidão” que recebeu as Chaves da Cidade, a qual aprendeu a conhecer com “bons e velhos amigos“, como o advogado Miguel Veiga e o antigo primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro.

Miguel Veiga possibilitou-me o conhecimento de uma cidade que eu afinal não conhecia, dos seus monumentos, das suas paisagens, mas também das pessoas, dos portuenses que são, a princípio, um tanto desconfiados perante os ‘invasores’ lisboetas, mas que, no meu caso e decerto em tantos outros, sabem abrir as portas das suas casas, dos seus clubes, das suas agremiações quando confiam e adotam os recém-chegados”, referiu.

Francisco Pinto Balsemão lembrou ainda o percurso político e a influência que Francisco Sá Carneiro teve na sua vida, assim como Paulo Vallada, antigo presidente da Câmara do Porto, que permitiu que se empenhasse na navegabilidade do rio Douro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Parecia impossível, mas, devido à conjugação de tantos esforços a nível nacional, regional e local, tornou-se realizável e é com muito orgulho que ainda hoje, como aconteceu recentemente quando me atribuíram em Lamego o galardão do ‘Douro Cidade Europeia do Vinho 2023’, vejo reconhecido e louvado o meu contributo para que o sonho se tornasse realidade”, afirmou.

O fundador do Expresso destacou ainda a hospitalidade da cidade do Porto.

Também na cerimónia, o presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, considerou Balsemão um “lutador incasável” e defendeu que as ações do fundador do Expresso “tornaram Portugal um país mais democrático, próspero e justo”.

Uma cidade que tanto lutou pela liberdade e que muito preza os valores do liberalismo, como o Porto, não podia perder esta oportunidade de homenagear. Não podia deixar de reconhecer o seu decisivo contributo para uma sociedade verdadeiramente livre e emancipada em Portugal”, afirmou Moreira, destacando também o papel do semanário Expresso, que este ano assinala o 50.º aniversário.

O município está a distinguir um político corajoso, mas clarividente, um empresário audaz, mas consciencioso, um homem frontal, mas humanista. A partir deste dia (…) passa a ser um de nós, um cidadão do Porto”, acrescentou Rui Moreira.