830kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Francisco Pinto Balsemão

Noticiário

13h. Prémio Pessoa atribuido a Tolentino Mendonça

No anúncio da distinção, Francisco Pinto Balsemão deixou largos elogios ao percurso de vida de José Tolentino Mendonça. Ainda neste jornal, Hungria volta a fechar a porta à entrada da Ucrânia na UE.
Crise Política

Balsemão defende "silêncio profundo" sobre CE

Pinto Balsemão acredita que, enquanto membro do Conselho de Estado, deve guardar "silêncio profundo". E defende que divulgação das atas "seria muito mau para o funcionamento da instituição".
Porto

Francisco Pinto Balsemão recebe Chaves da Cidade 

O fundador do Expresso e presidente do grupo Impresa admitiu "emoção" e "gratidão" ao receber as Chaves da Cidade, que aprendeu a conhecer com "bons e velhos amigos".
Câmara Municipal Lisboa

CM Lisboa atribui medalhas de Honra

Em reunião pública do executivo municipal, foi ratificado o despacho de atribuição da Medalha de Honra da Cidade à Casa do Alentejo, que recebeu este reconhecimento no âmbito de comemorações.
Francisco Pinto Balsemão

"PSD não se pode encostar à extrema-direita"

Descrevendo o PSD como um partido de centro-esquerda, Balsemão elogia Montenegro, mas avisa-o sobre alianças com a extrema-direita (e também não poupa Costa): "É pelo centro que as coisas funcionam".
Guerra na Ucrânia

Líderes europeus na reunião Bilderberg em Lisboa

Secretário-geral da NATO, líderes europeus, ministro ucraniano e responsável das secretas americanas são algumas das presenças, bem como 6 portugueses. Grupo exclusivo reunir-se-á no Pestana Palace.
Fact Check

Balsemão falou da teoria da substituição?

Publicação viral alega que fundador do PSD falou numa substituição populacional. É falso.
PSD

Balsemão pede ao PSD para apoiar Marcelo 

Fundador do PSD diz que partido vai "em breve" ganhar "eleições gerais", faz fortes críticas ao Governo ("ministros arrogantes") e pede apoio para "fase final de mandato" de Marcelo Rebelo de Sousa.
Tribunais

Tribunais. Balsemão critica lentidão de reforma

Para Francisco Pinto Balsemão, Portugal "está há anos" a aguardar por uma reforma judicial. O ex-governante espera que não exista possibilidade de se poder adiar julgamentos por 14 anos no futuro.
Francisco Pinto Balsemão

Francisco Pinto Balsemão condecorado na Guarda

Câmara da Guarda atribuiu a Medalha de Honra Grau Ouro ao fundador da SIC e do Expresso e ex-primeiro-ministro. Decisão de condecorar Francisco Pinto Balsemão foi unânime no executivo.
Noticiário

6h.Morreu João Salgueiro, ex-ministro das Finanças

Marcelo expressa as condolências e destaca que "Portugal perdeu um dos mais brilhantes economistas da segunda metade do século XX". Ainda neste jornal, olhamos para o novo plano da Habitação.
Noticiário

3h. Bielorrússia pode produzir aviões de combate

Alexander Lukashenko especifica que existem pelo menos três fábricas no país, duas militares e uma civil, que fabricam componentes para a aviação. Ainda, morreu o economista João Salgueiro.
Noticiário

2h. Rendas. Governo espera ajudar 100 mil famílias

Sobre o número de famílias que os apoios ao crédito à habitação podem ajudar, Marina Gonçalves prefere não avançar um número. Ainda, o PS chumbou na AR os apoios para doentes de endometriose.
Noticiário

1h. JMJ. Trabalho de reclusos é pago pela Igreja

O bispo auxiliar de lisboa Américo Aguiar explica também que a Igreja vai fornecer os materiais para a construção dos confessionários. Ainda, morreu João Salgueiro, antigo ministro das Finanças.
Francisco Pinto Balsemão

Balsemão pediu ao ChatGPT para escrever poema

Francisco Pinto Balsemão, presidente da Impresa e ex-primeiro-ministro, faz críticas à demora na justiça. E deixa uma reflexão sobre a inteligência artificial, tendo pedido um poema a um robot.
Presidência da República

Ordem da Liberdade. Marcelo condecora Expresso

O Presidente da República condecorou o Expresso com a Ordem da Liberdade. Pediu que o jornal não se acomode e ajude a recriar a democracia portuguesa.
Presidente da República

A entrevista de Marcelo a Balsemão nas entrelinhas

Numa entrevista histórica, Francisco Pinto Balsemão e Marcelo Rebelo de Sousa desfiam memórias da democracia portuguesa na primeira pessoa. Mas o Presidente da República também "picou balões".
E o vencedor é...

Pinto Balsemão deixa Marcelo sem palavras

Com o regresso à normalidade, Marcelo não sabe o que fazer e "precisa de um propósito para os anos que lhe faltam como PR". A vida de Matos Fernandes, um engenheiro num escritório de advogados.
PSD

Balsemão: "Moreira da Silva é o melhor candidato"

Ex-líder do PSD e militante número um do partido considera que o país precisa de "dirigentes com uma visão global do mundo" de Jorge Moreia da Silva. Diretor de campanha promete: "Vamos vencer".
Diretas PSD

Balsemão: Rio e Rangel são "muito válidos" 

O fundador do Partido Social Democrata (PSD) não revela quem vai apoiar e diz que entendimentos com os partidos dos extremos políticos são um não, sejam eles de esquerda, ou de direita.
Francisco Pinto Balsemão

Balsemão. O ajuste de contas com todas as traições

"Memórias" é o título do livro que acaba de ser lançado por Francisco Pinto Balsemão. Um dia depois de ter completado 84 anos, revela histórias desde a política aos negócios, do Governo à SIC.
Reportagem Observador

Balsemão. PR presente mas com picardias à mistura

Marcelo Rebelo de Sousa marcou presença na homenagem a Francisco Pinto Balsemão, mas numa visita "rápida e simbólica", marcada por picardias e por histórias antigas. 
Francisco Pinto Balsemão

Marcelo engoliu sapo e foi à homenagem a Balsemão

Marcelo esteve presente, mas não assistiu à cerimónia. Balsemão disse que só voltaria a convidar Marcelo para jantar no Natal se este estivesse sozinho. Mais uma história lendária da rã e do escorpião
António Costa

Costa homenageia Governo de Pinto Balsemão

António Costa assinala os 40 anos do VII Governo Constitucional numa homenagem em São Bento. Marcelo Rebelo de Sousa e Ferro Rodrigues foram convidados.
Ongoing

"É ponto de honra regressar e pagar cada tostão"

Estava no Brasil enquanto a Ongoing caía em Portugal, deixando na insolvência a mãe e o próprio — e dívidas a trabalhadores e à banca. Confissões e remorsos numa grande entrevista a Nuno Vasconcellos.
Francisco Sá Carneiro

Pré-publicação do livro "40 anos, 40 testemunhos"

O Observador faz a pré-publicação do livro "40 anos, 40 testemunhos sobre Sá Carneiro", uma recolha feita pela JSD em homenagem ao fundador do PSD que será lançado esta sexta-feira.
Democracia

A segunda parte do 25 de Abril 

Há 40 anos, a Aliança Democrática salvou a democracia em Portugal. Como vai agora evoluir o regime, sem uma direita democrática reformista como a que em 1979 fundou a AD?
Francisco Pinto Balsemão

O 11 de Balsemão para um Bilderberg à portuguesa

De Paula Amorim a Vasco de Mello, do presidente do Novo Banco ao da Galp, sem esquecer as líderes das Fundações Gulbenkian e Champalimaud. O grupo vai seguir as mesmas regras que o Clube Bilderberg.
Francisco Pinto Balsemão

Revisão da concessão da RTP "é janela" de protesto

O patrão da Impresa, Francisco Pinto Balsemão, disse à Lusa que a revisão do contrato de concessão da RTP no próximo ano é uma "janela" para a dona da SIC protestar contra a concorrência desleal.
Atualidade

Palmómetro/PSD: o top 10 dos aplausos no Congresso

Quem recebeu mais palmas no Congresso do PSD? E, além de Elina Fraga, a nova vice que foi vaiada, que outros notáveis ficaram fora do top 10? Este vídeo mostra.
Francisco Pinto Balsemão

Camarate. Balsemão processa autor da sua biografia

O fundador da Impresa vai processar Alexandre Patrício Gouveia por este o ter acusado de uma suposta ligação a Camarate. Joaquim Vieira, autor da biografia que reproduz a acusação, também é processado
Francisco Pinto Balsemão

Pinto Balsemão apoia Rui Rio para liderança do PSD

O histórico social-democrata declarou o apoio para a liderança do PSD ao antigo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, segundo comunicado oficial da campanha do político.
Impresa

Impresa. Reestruturação está a correr "muito bem"

Francisco Pinto Balsemão diz que a reestruturação da Impresa, com a negociação de venda das revistas, está a correr "muito bem" e como o previsto.
Impresa

Visão em risco de fechar. Impresa vende revistas

O Expresso vai manter-se, mas a revista Visão poderá estar em risco de acabar, bem como outras publicações da Impresa. Grupo quer vender revistas até ao final do ano.
Francisco Pinto Balsemão

"Problema" em Angola deve ser "bem resolvido"

O presidente do grupo Impresa afirmou hoje, na cidade da Praia, que a exclusão de canais televisivos do grupo em Angola é um "problema" do país que espera ver "bem resolvido".
Obituário

As memórias de Balsemão sobre Miguel Veiga

Pinto Balsemão evoca o amigo no dia da sua morte e recorda "histórias inacreditáveis, algumas com inevitável preponderância do sexo feminino". Mas também política, cultura e os últimos tempos.
Francisco Pinto Balsemão

Balsemão, um príncipe do jornalismo. E da política

Francisco Pinto Balsemão lançou esta quinta-feira o livro "Memórias" e este é o seu retrato feito por Maria João Avillez. "Fartei-me de trabalhar, caramba!", disse-lhe ele um dia.
Francisco Pinto Balsemão

"Há uma sanha persecutória" contra os media

Pinto Balsemão foi distinguido com o prémio Personalidade do Ano do jornal O Mirante. No discurso de agradecimento, evidenciou preocupação com estado da comunicação social em Portugal.
Francisco Pinto Balsemão

Balsemão diz que Passos é "um cavalo cansado"

O fundador do PSD Francisco Pinto Balsemão disse que Passos Coelho é um "cocheiro frustrado" por ter vencido uma corrida e "não ter tido os louros". E defende um regresso à social-democracia.
Presidenciais 2016

Marcelo critica apoio de Balsemão a Rui Rio

Marcelo Rebelo de Sousa considerou que é "mau para a coligação" a apresentação imediata de um candidato presidencial, discordando do momento em que Francisco Pinto Balsemão declarou apoio a Rui Rio.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas