A Associação Comercial do Distrito de Évora (ACDE) alertou esta segunda-feira os empresários da cidade para as tentativas de burla, por telefone, em que desconhecidos se fazem passar por inspetores da ASAE para cobrar multas inexistentes.

Em declarações à agência Lusa, a secretária-geral da ACDE, Mariana Candeias, indicou que a associação foi informada da ocorrência de tentativas de burla na cidade alentejana pela própria Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). “A informação que recebemos da ASAE foi que já há comerciantes burlados e que alguns já apresentaram queixa-crime”, referiu.

Segundo a responsável, a ACDE já enviou um alerta para o correio eletrónico dos cerca de 800 associados, todos no distrito de Évora, que operam nos setores do comércio, turismo e serviços, além de publicar um aviso nas redes sociais.

Mariana Candeias adiantou que os burlões estão a ligar para os empresários da cidade, sobretudo do setor da restauração, por volta da hora de almoço, quando os restaurantes têm clientes, e identificam-se como inspetores da ASAE.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Dizem que houve denúncia contra o estabelecimento, por não ter bocas-de-incêndio ou não ter exposto, de forma visível, a planta do espaço e que isso são infrações que podem levar ao pagamento de seis mil a 25 mil euros de multa“, contou.

Os burlões, relatou, pedem ao comerciante para colaborar sob ameaça de encerramento do estabelecimento, solicitam o pagamento imediato de uma multa reduzida no valor de 600 euros para não terem que pagar mais e fornecem uma referência multibanco. “Parece que a referência multibanco já é conhecida como sendo utilizada noutras burlas”, frisou.

A secretária-geral da ACDE pediu aos empresários, no caso de serem contactados, para não corresponderem ao pedido, lembrando que a ASAE não faz inspeções por telefone nem pede o pagamento de multas sem antes ter levantado um processo.