A dois dias da apresentação do Orçamento do Estado para 2024 e quando pouco se sabe sobre o que a proposta do Governo trará ao nível de IRS, o comentador da SIC, Luís Marques Mendes, diz ter informações que apontam para uma redução que “vai bastante além dos 500 milhões de euros” que estavam previstos para este ano no Programa de Estabilidade. O social-democrata diz que o Governo PS se prepara mesmo para antecipar o calendário de alívio do imposto que tinha apresentado no Programa com horizonte 2023-2027.

“Vai bastante além dos 500 milhões de euros, será qualquer coisa na ordem dos mil milhões” de devolução em sede de IRS no próximo ano, disse Marques Mendes no espaço de comentário de domingo. No entanto, não poupa o próximo Orçamento, tendo em conta o que já se conhece, ainda que reconheça que é “prudente” no plano financeiro, “apontando para uma continuada redução da dívida”.

“Pizarro tem a cabeça no Porto”

No comentário que fez este domingo, Mendes também falou nos problemas na Saúde e da ausência de estatutos da direção executiva do do SNS — que diz “já não ser uma anormalidade, mas ofensivo do ponto de vista pessoal para Fernando Araújo”, o diretor executivo que diz que o ministro da Saúde parece estar a querer que se vá embora. Nesta área acusou o responsável pela pasta da Saúde de andar distraído.

“Manuel Pizarro quer se presidente da Câmara do Porto nas próximas autárquicas”, que se realizarão em 2025. E Mendes continua o raciocínio: “Como tem a cabeça no Porto, ficam para segundo lugar as questões do SNS”. “Não quer resolver, acha que é melhor adiar”, acusa o social-democrata.

O reparo final foi para o seu próprio partido, o PSD liderado por Luís Montenegro, onde Mendes vê dificuldades de afirmação da agenda. “O PSD fala pouco para o povo” e esse é um dos pontos que a atual liderança “tem de corrigir”, considera. O outro ponto é reafirmar ideias: “Tirando a parte fiscal, ninguém se lembra do que o PSD propões de diferente na Saúde ou na Habitação”, exemplifica Mendes rematando: “Qualquer medida que se apresenta tem de ser reafirmada várias vezes”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR