A Kia tem no EV6 o primeiro modelo 100% eléctrico concebido de raiz, ou seja, com plataforma específica para este tipo de tecnologia, optimizando as vantagens em termos de espaço, custo e eficiência, o que desde logo se reflectiu na imagem do modelo e, por tabela, da própria marca. O EV9 é o novo topo de gama a bateria, maior, mais espaçoso e muito mais caro. Mas, apesar do preço não o favorecer, tal não o impediu de ultrapassar em vendas o seu “irmão” mais pequeno e acessível, o EV6.

A Kia revelou os dados relativos à produção de veículos eléctricos, com destaque para o EV6, em produção desde 2021, e o EV9, o novo SUV com mais de cinco metros, cuja produção-piloto arrancou apenas em Março de 2023, para a fabricação em série dar os primeiros passos em Junho e ainda continuar a acelerar. E, no capítulo do ritmo de produção, é bom ter presente que todos os eléctricos da Kia “nascem” na Coreia do Sul, de onde saem para o mercado local e para os de exportação, incluindo o português.

Kia EV6 é um eléctrico surpreendente. Saiba porquê

Considerando apenas os primeiros nove meses de 2023, o EV6 vendeu 6919 unidades em Janeiro, para acelerar até às 11.072 unidades em Março, em que atingiu o melhor valor do ano. Curiosamente e sem que a marca tenha avançado qualquer explicação, a produção caiu de forma contínua, até atingir apenas 4307 veículos em Setembro.

Sucede que Março, o mês em que o EV6 começou a cair na produção, foi também o mês em que o topo de gama EV9 começou a ser fabricado. No primeiro apenas sete unidades, a que se seguiram nove em Abril e 11 em Maio, meses que serviram para afinar a linha e gerar carros de testes e para crash tests. Em Junho, a Kia fabricou 1337 unidades do EV9, valor que continuou a subir até 6015 unidades em Setembro, o tal mês em que o SUV de cinco metros, proposto por preços a partir de 77 mil euros, vendeu mais do que o EV6, o crossover com 4,68 m proposto por valores a partir de 53 mil euros. Uma diferença enorme (representa um incremento de 45%) entre dois modelos separados por 40 cm, um pertencendo ao segmento D e o outro ao E.

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