A Porsche já anunciou que vai apresentar em breve a dupla Boxster/Cayman a bateria e é precisamente para concorrer contra estes desportivos germânicos que a Toyota aponta armas com o seu novo desportivo FT-Se Concept. E é bom não se pôr em causa os pergaminhos do construtor japonês no reino dos desportivos, uma vez que a concepção do FT-Se está a cargo do departamento de competição nipónico, precisamente o mesmo que tem acumulado títulos nos Campeonatos do Mundo de Ralis (WRC) e de Resistência (WEC).

O FT-Se, que esperamos não mantenha esta denominação na versão definitiva, é um desportivo relativamente curto, cujo habitáculo parece estar em posição central, dando mais liberdade aos técnicos sobre o posicionamento dos motores, ou propor tracção AWD em alternativa à transmissão traseira. Na gama da marca, este novo desportivo ficará abaixo do Supra, o que coloca em parte no posto anteriormente ocupado pelo saudoso MR-2.

3 fotos

Partilhando algum do “seu material” com o Lexus LF-ZC, o Toyota FT-Se deverá surgir depois de 2026. De acordo com Hideaki Lida, o responsável pelo projecto na Gazoo Racing, o departamento de competição do grupo japonês, “o Lexus será lançado em 2026”, com este coupé da Toyota “a surgir depois”. Quando instado a avançar com uma data precisa, Lida afirmou que “será fabricado assim que possível, mas só a partir de 2026”. O mesmo responsável admitiu ainda que não podia revelar a potência esperada para o coupé eléctrico, mas assegurou que “poderá competir com os Porsche Boxster e Cayman”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Toyota prepara dois (inesperados) veículos eléctricos

A Toyota já oferece hoje dois desportivos na sua gama, o GR86 e o Supra, ambos com motores a combustão, mas tudo indica que a oferta vai aumentar com a chegada dos eléctricos. O FT-Se deverá surgir entre ambos e é bem possível que seja o eleito para introduzir no mercado uma caixa manual para veículos eléctricos, opção técnica que já levou concorrentes a afirmar que é algo que não faz qualquer sentido. Mas quando se trata da marca que mais vende no mundo, é sempre aconselhável esperar para ver que carta a Toyota tem na manga.