O primeiro bebé da Europa concebido nos ventres de duas mulheres nasceu esta segunda-feira, em Espanha. Tudo graças ao novo sistema Invocell, que permite que o desenvolvimento do embrião seja compartilhado entre duas mulheres.

A história do bebé Derek Eloy, mereceu o destaque do jornal espanhol ABC, que assinala primeira vez em que  técnica foi aplicada com sucesso na Europa. Com 3,3 quilos e de perfeita saúde, Eloy nasceu na maternidade do Hospital Juaneda Miramas, em Maiorca.

Esta técnica, utilizada nos Estados Unidos e em vários países da América Latina, consiste em colocar no colo do útero de uma mulher um dispositivo que funciona como uma espécie de incubadora, que contém espermatozoides e óvulos. Assim é possível que o desenvolvimento do embrião durante as primeiros dias ocorra dentro do corpo e não em laboratório”, explicou ao ABC Gustavo Carti, coordenador médico centro Juaneda Fertility.

Cinco dias depois do início do procedimento, a equipa médica retira o dispositivo e verifica se a fertilização ocorreu. Depois, escolhe o embrião considerado mais viável e transfere-o para o útero. Por norma, esta transferência é efetuada para a mesma mulher. No entanto, o Invocell permite que seja transferido para outra, que completa a gravidez até ao parto, permitindo assim a participação de ambas na gestação do bebé.

E foi isso mesmo que aconteceu. Os seus ‘primeiros cinco dias’ [de Derel Eloy] foram passados dentro do ventre de Estefânia. O resto da gravidez, com Azahara que foi quem deu à luz ao petiz. Em declarações ao ABC, Estefanía, de 30 anos, e Azahara, 27, mães de Derek, não conseguiram a felicidade. “Graças a esta técnica podemos dizer que ambos concebemos o nosso bebé e isso é algo muito especial.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR