O mais recente podcast plus do Observador, “O Encantador de Ricos”, já foi ouvido quase 450 mil vezes. Foi lançado a 7 de novembro e vai no quarto episódio. A cada semana, às terças-feiras, é lançado um novo capítulo.

Através do site do Observador, das redes sociais e das principais plataformas de podcast (Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts), desde que foi lançado foi ouvido 442.743 vezes.

“O Encantador de Ricos” conta a história de como Pedro Caldeira, que chegou a ser o maior corretor da bolsa portuguesa, seduziu a alta sociedade dos anos 80 e perdeu os milhões que lhe confiaram. No primeiro episódio, o corretor é preso pelo FBI, depois de uma ascensão fulgurante.

Estreia. “O Encantador de Ricos”. Episódio 1: A máquina de fazer dinheiro

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Vivia-se os anos 1980 em Portugal. Havia dinheiro para investir na bolsa. Pedro Caldeira aproveitou o momento. Movia-se nos círculos da alta sociedade de Cascais e aparecia com frequência nas revistas cor-de-rosa ao lado da mulher, Cristina. Até que houve um crash na bolsa. É dessa fase que fala o segundo episódio.

Episódio 2: “O grande estouro”

No terceiro episódio, Pedro Caldeira tem a oportunidade de fazer um negócio milionário que o pode salvar, mas comete um erro fatal no último momento e faz um novo inimigo poderoso.

O corretor precisa de arranjar dinheiro rapidamente para pagar as dívidas e tem um plano: começa a oferecer juros elevados a clientes particulares que lhe entreguem dinheiro. Consegue angariar investidores da alta sociedade como empresários, médicos, arquitetos, um futebolista e até um dos apresentadores de televisão mais famosos do país. E, apesar de estar encostado contra a parede e de ter uma enorme dívida ao banco, as festas milionárias em Cascais e em Marbella não param.

Episódio 3: “A festa não pode parar”

No quarto episódio, Pedro Caldeira desaparece e torna-se no homem mais procurado do país. É revelada a lista de clientes do corretor, muitos deles famosos, que perderam milhões. Entre eles estão um futebolista, um empresário que era um dos homens mais ricos de Portugal e um arquiteto excêntrico e polémico. O escândalo faz capa de todos os jornais. Um detetive privado é contratado para tentar encontrar o fugitivo. Mas, quando o rastro de Caldeira for finalmente detectado, os perseguidores vão ser surpreendidos.

Episódio 4: “O dia em que o dinheiro acabou”

O Encantador de Ricos” é um trabalho de Edgar Caetano (guião e entrevistas) e de Artur Costa (sonoplastia), editado por João Santos Duarte, e tem design gráfico de Miguel Feraso Cabral. É narrado pela atriz São José Correia e tem banda sonora original de The Legendary Tigerman.

Pedro Caldeira, o “Encantador de Ricos”, entre o “jet set” de Cascais e o faroeste da bolsa

Este é a quarta série dos podcast narrativos do Observador que começaram com a história de António Lobato, o prisioneiro português que mais tempo passou em cativeiro durante a guerra de África (O Sargento na Cela 7), avançaram com a história de Rui Rodrigues, que desviou um avião da TAP (Piratinha do Ar), e seguiram com a história de Vladimir Putin (Um Espião no Kremlin). Agora conta a história do corretor Pedro Caldeira (O Encantador de Ricos).

No total os podcasts narrativos do Observador já foram ouvidos cerca de 2,4 milhões de vezes.