Alguns dos 41 homens soterrados há nove dias quando um túnel rodoviário que estavam a construir desabou na Índia surgiram esta terça-feira num vídeo divulgado pelas autoridades locais à imprensa.

Nas imagens, entretanto partilhadas por vários meios na rede social X, é possível ver os socorristas a observar e a falar com os trabalhadores num ecrã de computador no exterior do túnel.

O vídeo foi filmado com uma câmara endoscópica introduzida num tubo um pouco mais largo do que foi usado para enviar alimentos e medicamentos nos dias anteriores.

Este novo túnel, explica a BBC, foi também usado para enviar àqueles 41 trabalhadores a primeira refeição quente que comem em nove dias: arroz com lentilhas, colocado em garrafas que foram enviadas através do túnel.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Até agora, apenas tinha sido possível enviar pequenos snacks, incluindo frutos secos, através de um pequeno túnel com 10 centímetros de largura — que também tinha sido usado para enviar oxigénio para os trabalhadores.

Trabalhadores presos em túnel na Índia: resgate avançou 24 metros

Os 41 homens encontram-se soterrados desde o dia 12 de novembro, quando um deslizamento de terras os deixou presos no túnel rodoviário que estavam a construir no estado de Uttarakhand, no norte da Índia.

Há cerca de 10 dias que as autoridades indianas têm levado a cabo uma complexa operação de resgate, cujo principal objetivo é a escavação de um túnel com cerca de 90 centímetros de diâmetro que permita a saída dos trabalhadores.

Estima-se que os trabalhadores estejam separados do exterior por uma parede de 60 metros de destroços.

Esta segunda-feira, as autoridades conseguiram fazer chegar aos trabalhadores soterrados, através dos destroços, um tubo com cerca de 15 centímetros de diâmetro, através do qual puderam enviar mais comida e onde introduziram uma pequena câmara que permitiu, pela primeira vez, observar os trabalhadores.

No vídeo que foi distribuído aos jornalistas, é possível ver os trabalhadores, equipados com capacetes de proteção, a acenar para a câmara, a apresentarem-se e a comunicar com o exterior através de walkie-talkies.