Entre muitas novidades, repetentes e vários independentes, a Iniciativa Liberal apresenta-se a votos com três grandes destaques: Rui Rocha, ainda que seja presidente do partido, vai continuar a ser o número um da lista por Braga, círculo por onde foi eleito como deputado, Bernardo Blanco é cabeça de lista por Lisboa e João Cotrim Figueiredo, apesar de estar apalavrado para as Europeias, concorre pelo círculo da Europa. A grande ausência nas listas é Carla Castro, a deputada do partido que recusou ser candidata depois de ter sido despromovida vários lugares.

Bernardo Blanco, que em 2019 foi número um por Leiria e em 2022 conseguiu o último lugar de deputado da IL por Lisboa, vai agora ser o cabeça de lista da Iniciativa Liberal por Lisboa. É um dos parlamentares mais novos da Assembleia da República e uma das grandes esperanças para o futuro do partido. Depois de ter atingido notoriedade ao longo dos últimos anos, com destaque para a comissão de inquérito à TAP, Blanco vai no lugar que em tempos pertenceu a João Cotrim Figueiredo.

Mas apesar do ex-presidente do partido e o primeiro deputado liberal a sentar-se no Parlamento já ter sido oficializado como o cabeça de lista às eleições Europeias não fica de fora desta corrida. João Cotrim Figueiredo é o escolhido da IL para número um do círculo da Europa. O partido tem esperança de chegar a Bruxelas no próximo ano e Cotrim ganhou a possibilidade de começar a viagem mais cedo, pelo menos no que à campanha diz respeito.

Uma das surpresas é o lugar de Rui Rocha, atual presidente do partido, que volta a ir como o número um por Braga, círculo por onde foi eleito nas legislativas de 2022 quando ainda não era líder do partido. Os líderes de partido muitas vezes optam por ser cabeças de lista nos círculos maiores, o que lhes assegura mais facilmente o lugar no Parlamento, mas Rocha reconhece que esta foi uma escolha “fácil” — até porque muitos se lembram que não era certa uma eleição em Braga em 2022 e ninguém esquece a campanha que o agora presidente fez naquele distrito. Em segundo lugar pelo distrito onde os liberais já elegeram segue Olga Batista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Carlos Guimarães Pinto, ex-presidente da IL, também repete o lugar que ocupou nas últimas eleições, o primeiro pelo círculo do Porto. É uma das caras mais conhecidas entre os liberais e mantém-se como o cabeça de lista, com Patrícia Gilvaz, atual deputada, em segundo. De seguida, no Porto, segue Albino Ramos, que conquistou uma das mais importantes vitórias internas para a corrente da liderança pouco depois das eleições no partido.

Em Lisboa, além da novidade de Bernardo Blanco, a IL candidata-se com Mariana Leitão, atual chefe de gabinete, ex-presidente do Conselho Nacional e uma das figuras que tem vindo a ganhar mais destaque dentro do partido, como número dois. Rodrigo Saraiva, atual deputado, mantém-se em número três. Angélique da Teresa, deputada municipal de Lisboa e vice-presidente da IL, está no quarto lugar das listas, seguida por André Abrantes Amaral e Bruno Mourão Martins, ambos da Comissão Executiva.

Carla Castro, atual deputada da IL e ex-candidata à presidência do partido, continua a ser a grande ausência nas listas a deputados. Recusou o lugar que lhe foi oferecido, a sétima posição com possibilidade de chegar à quinta, depois de em 2022 ter seguido em segundo lugar e garantiu que, com esta decisão, se “fecha um ciclo”.

Carla Castro recusa integrar listas de deputados da IL após ser atirada do segundo para o sétimo lugar

Joana Cordeiro, que conquistou o primeiro lugar de deputada do partido por Setúbal, volta a ser a número um, com Jorge Teixeira, assessor do partido no Parlamento, no segundo lugar.

Mário Amorim Lopes, da Comissão Executiva da IL, é o cabeça de lista por Aveiro pela primeira vez. O professor universitário e investigador na área da Saúde trabalhou em entidades como ACSS, IPO Porto, Ordem dos Enfermeiros e Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia e Espinho, e nos últimos meses tem sido uma das figuras de maior destaque entre os liberais, mesmo não estando no Parlamento.

São cinco os cabeças de lista independentes pelos vários círculos eleitorais. Pedro Brinca, que já colaborava com a IL através do ILAB, será o número um do partido por Coimbra. Professor associado na Nova SBE, onde leciona Macroeconomia nos cursos de Licenciatura em Economia e Gestão de Empresas e diretor académico do mestrado em Economia, faz também parte do conselho consultivo do IGCP EPE.

A IL apresenta-se ainda com independentes em Évora, com Viviana Moita, que se estreia como número um neste círculo eleitoral, sendo que em 2022 não estava nas listas da IL, tal como João Seilá, que encabeça a lista por Santarém, Gonçalo Maia Camelo na Madeira e Teresa Vaz Antunes no círculo Fora da Europa. No sétimo lugar por Lisboa segue ainda a independente Graça Canto Moniz, a professora universitária que surge pela primeira vez nas listas do partido.

O partido repete Ana Paula Pereira por Beja e Teresa Aguiar por Bragança, mas são poucos os repetentes nos círculos mais pequenos: José Luís Parreira é candidato pelos Açores, Manuel Lemos por Castelo Branco, Carlos Miguel Cabral Bernardo na Guarda, João Leal da Costa segue por Portalegre, José Madureira por Vila Real, Marta von Fridden por Viana do Castelo e Hélio Marta por Viseu.

Miguel Silvestre também se estreia como cabeça de lista por Leiria. Já tinha sido o candidato autárquico à Câmara Municipal de Alcobaça em 2021 e segue agora como número um nas eleições legislativas. Já Pedro Bettencourt, chefe de operações da ANA Aeroportos em Faro, é o primeiro da lista da IL por Faro, quando não tinha sido candidato nas eleições anteriores.

Carla Castro recusa integrar listas de deputados da IL após ser atirada do segundo para o sétimo lugar