Nem tudo tem corrido bem a Mourinho na Roma e por isso é que, à 16.ª jornada da Serie A, os giallorossi visitavam o Bolonha com os mesmos pontos do adversário direto na luta pelos lugares europeus. No entanto, antes do regresso ao campeonato, a equipa capital italiana falhou um dos objetivos que tinha para concretizar antes da viragem do ano. A vitória contra o Sheriff (3-0) não foi suficiente para que os romanistas seguissem diretamente para os oitavos de final da Liga Europa, ficando sujeitos a um playoff, onde vão encontrar um dos terceiros classificados da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Não era bruxaria, era só uma maldição que Renato Sanches passou a Mourinho: Roma falha acesso direto aos oitavos da Liga Europa

Entre o lote de possíveis adversários que a Roma pode ter pela frente no playoff da Liga Europa está o Benfica, clube que Mourinho orientou numa fase prematura da carreira. “O Benfica chegou aos quartos de final no ano passado e não esconde que a Liga Europa é uma frustração para eles, porque são uma equipa feita para chegar mais longe. É essa a sua ambição. Quanto às outras equipas, quando se vê o Galatasaray, o Lens e o Feyenoord, compreende-se que estavam em posição de avançar na Liga dos Campeões e que ir à Liga Europa é uma motivação, mas também uma responsabilidade”, disse José Mourinho no final do jogo com o Sheriff.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mourinho e Renato Sanches, três franceses e uns “brindes”: os possíveis adversários de Benfica e Sp. Braga

Essas eram contas para o dia seguinte ao jogo com o Bolonha, onde José Mourinho ia encontrar um antigo jogador, atualmente técnico da equipa rossoblu. Thiago Motta não escondeu a admiração que tem pelo antigo mestre no Inter. “Tenho um grande respeito e admiração por ele. Adoro-o e vou sempre adorá-lo, desejo-lhe muita sorte”, assumiu o antigo médio. “José Mourinho foi e continua a ser um grande treinador. Não acredito em sorte. Mereceu tudo o que conseguiu até agora. Trabalhou muito, se forem ver a história dele, sempre adorou futebol, mesmo não tendo jogado ao mais alto nível, por isso ainda tem de se lhe dar mais valor”.

José Mourinho não viu o confronto entre a Roma e o Bolonha a partir da bancada do Estádio Renato Dall´Ara por pouco. O português estava a ser investigado pela Federação Italiana devido às críticas que o treinador lançou ao árbitro Matteo Marcenaro antes do jogo com o Sassuolo, arriscando ser suspenso. No fim de contas, Mourinho evitou ficar afastado do banco de suplentes, mas foi obrigado a pagar uma multa de 20.000€, valor que vai ser doado à Associação Italiana contra a Leucemia, Linfoma e Mieloma.

Criticou o árbitro (antes do jogo), pode ser suspenso, mas esta vitória não lhe tiram: Roma de Mourinho bate Sassuolo com reviravolta

A Roma não teve uma exibição feliz. Nikola Moro (37′) marcou num lance em que o Bolonha deixou evidentes as fragilidades do lado direito da defesa romanista. Sem o castigado Lukaku e com os criativos Aouar e Dybala lesionados, faltou um pouco de tudo aos giallorossi. Como se não bastasse, Rasmus Kristensen colocou a bola dentro da própria baliza (49′) e fez o 2-0.

Pouco depois, Renato Sanches, internacional português que tinha entrado ao intervalo,acabou por sair. O médio deixou o campo, por opção de Mourinho, 18 minutos após ter entrado. Só que nem Renato Sanches, nem nenhum outro jogador conseguiu salvar o dia para a Roma. A equipa de Mourinho acabou por perder e cair para o sétimo lugar. Em sentido contrário, o Bolonha atingiu a quarta posição, o primeiro lugar de acesso à Liga dos Campeões da próxima época.