Shakira foi imortalizada numa escultura de bronze de 6,5 metros de altura, inaugurada na terça-feira, em Barranquilla, cidade da Colômbia onde nasceu. Os pais da cantora marcaram presença na inauguração. Na construção do monumento estiveram envolvidas 36 pessoas, de acordo com a CNN Brasil. Na rede social X (antigo Twitter), Shakira agradeceu a homenagem.

A estátua, esculpida por Yino Márquez e por alunos da Escola Distrital de Artes de Barranquilla, faz referência, segundo Jaime Pumarejo, presidente da Câmara da cidade colombiana, à canção “Hips Don’t Lie”. A escultura retrata Shakira a dançar, com os braços levantados e com as mãos postas acima da cabeça, construindo, segundo o seu criador, citado em comunicado publicado na página de internet da Câmara de Barranquilla, uma simbologia “que nos permita ver nela o conceito de transcendência”. A escultura mostra a dança do ventre, com as ondas do mar e do rio representadas na extremidade de alumínio da saia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Shakira pode evitar julgamento por fraude fiscal em Espanha de 14,5 milhões de euros com acordo com Ministério Público

“A minha mãe está tão contente quanto eu com este reconhecimento que recebe precisamente no dia do seu aniversário, tornando-se o melhor presente. Ela representa o maravilhoso coração dos barranquilleros, que recebem alegremente este monumento nas margens do rio Madalena”. “Estou profundamente honrada com este reconhecimento da minha cidade natal. Quererem imortalizar-me em bronze é um gesto que irei levar para sempre no meu coração. Barranquilla é e será sempre a minha casa, é a terra que me viu nascer e onde nasceram os meus sonhos artísticos”, referiu ainda a cantora no mesmo comunicado.

Também na rede social X, a Câmara de Barranquilla partilhou o momento. “A população rende-se aos pés descalços de Shakira”.“Na presença dos pais da artista, inaugurámos uma escultura monumental que capta a essência de uma ‘Loba’ que conquistou o mundo com seus quadris.”

Jaime Pumarejo realçou na mesma rede social “Um coração que compõe, quadris que não mentem, um talento incomparável, uma voz que move a massa, e pés que marcham pelo bem da infância e da humanidade” “Que continues a ser uma inspiração para as mulheres e meninas do Caribe”.