Apostadas em encontrar uma solução para anular o grande volume de emissões poluentes dos veículos de transporte pesados, Honda e Isuzu aliaram-se para desenvolver um sistema que produz electricidade a bordo e que denominam Giga Fuel Cell. Na prática é uma célula de combustível de grandes dimensões que, através da operação inversa da electrólise da água, junta o hidrogénio contido no depósito com o oxigénio do ar para produzir água quente e energia eléctrica destinada a alimentar o motor do camião.

O projecto conjunto das duas marcas japonesas justifica-se uma vez que alia a Honda, que num passado recente investiu bastante em fuel cells para automóveis, à Isuzu, que entre outro tipo de veículos fabrica camiões de grande porte. O modelo escolhido para pôr à prova a Giga Fuel Cell foi um camião com tractor e semi-reboque de 25 toneladas, que já iniciou o período de ensaios e que, segundo os construtores envolvidos, deverá prolongar o desenvolvimento da tecnologia até Setembro do próximo ano.

O objectivo da Honda e da Isuzu é iniciar a comercialização de veículos pesados eléctricos para o transporte de mercadorias movidos a fuel cells a hidrogénio, sendo expectável que estejam a pensar numa gama de veículos com várias configurações e pesos. E estas fuel cells de grande capacidade poderão facilmente ser alargadas aos autocarros de transporte de passageiros e até mesmo ao jacto particular HA-420 que a Honda comercializa desde o final de 2015.

Com 11,98 metros de comprimento total e um peso de 25 toneladas, o camião integra depósitos onde pode alojar 56 kg de hidrogénio, que não tardarão mais do que uns minutos para abastecer a uma pressão de 700 bar, o valor uniformizado para este tipo de veículos. A Giga Fuel Cell é composta por quatro stacks com 103 kW cada, recorrendo ainda a uma bateria de iões de lítio para armazenar o excesso de energia, que depois entrega quando é solicitado um pico de potência. Com o depósito de hidrogénio atestado, o camião deverá atingir uma autonomia de 800 km.

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