Um avião da Japan Airlines que levava quase 400 pessoas a bordo incendiou-se na pista do Aeroporto Internacional de Tóquio, em Haneda. Todas as pessoas que seguiam a bordo do avião comercial saíram em segurança e morreram cinco dos seis ocupantes do avião da Guarda Costeira que esteve envolvido no acidente.

O voo no Airbus A350 partiu do Aeroporto New Chitose, de Hokkaido, no Japão, com 367 passageiros e 12 membros da tripulação e quando aterrou na pista do aeroporto de Tóquio, em Haneda, colidiu com uma aeronave da Guarda Costeira do Japão. As chamas surgiram de imediato, seguiu-se uma explosão e o avião ardeu por completo.

As cinco pessoas que seguiam a bordo do avião da Guarda Costeira com o qual o Airbus A350 colidiu na pista do aeroporto, morreram, confirmou a polícia à NHK. O comandante desta aeronave foi encontrado vivo, mas está gravemente ferido. Quanto aos 379 passageiros e tripulantes que saíram do avião comercial, pelo menos 17 sofreram ferimentos leves.

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Segundo a Reuters, o avião da Guarda Costeira seguia para o aeroporto de Niigata para entregar ajuda humanitária às vítimas do sismo de magnitude de 7.6 que atingiu a zona costeira de Ishikawa, esta segunda-feira, e que, até ao momento, já provocou 48 mortos.

O avião da Airbus esteve mais de duas horas em chamas na pista do Aeroporto Internacional de Tóquio, que se encontra com todos os voos suspensos. De acordo com o Reuters, o ministro japonês dos Transportes revelou, em conferência de imprensa, que as pistas do aeroporto devem abrir “até amanhã ou mesmo hoje”.

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, deu ordens para que sejam feitos todos os esforços para que se investigue a colisão que ocorreu no aeroporto de Haneda, em Tóquio. O responsável comprometeu-se a fornecer publicamente informações sobre o acidente.

A Airbus, fabricante do avião comercial que ardeu após a colisão e que se manteve em com a companhia aérea Japan Airlines, anunciou o envio de uma equipa de especialistas para participar nas investigações. Em comunicado, o construtor aeronáutico europeu explicou que esses especialistas ajudarão as autoridades encarregadas da investigação sobre o acidente, a Comissão de Segurança nos Transportes do Japão (JTSB) e o Gabinete de Investigações e Análises para a Segurança da Aviação Civil de França (BEA).

O fabricante europeu indicou que, por enquanto, não são conhecidas as circunstâncias exatas do que aconteceu. A Airbus tinha entregado ao Japão esse A350, registado com o número JA13XJ, a 10 de novembro de 2021, ao sair da linha de montagem. Os seus motores são reatores do tipo Trent XWV da Rolls-Royce.

Nas redes sociais circulam imagens do momento do embate e da explosão, dos passageiros no interior e a abandonarem o local através da manga do avião:

O ex-comandante da TAP, José Correia Guedes, elogia, em declarações ao Observador, o profissionalismo de toda a tripulação, sublinhando que “conseguiram por toda a gente cá fora em segundos”, mas considera “anormal” a colisão dos dois aviões na pista e aponta para “erro humano”.

Avião em chamas em Tóquio. “Houve um erro humano”